Para assinalar o Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Portimão preparou para 1 de junho um divertido programa dirigido aos mais pequenos, que inclui insufláveis, música e a sensibilização para a importância da biodiversidade, entre outras atividades.

A partir das 10h00, e até às 20h00, as crianças e jovens entre os 3 e os 14 anos terão ao dispor na Praça da República um conjunto de insufláveis, de acesso livre.

Por sua vez, a Quinta Pedagógica de Portimão promove, em parceria com a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o ateliê “As crianças de mãos dadas com a biodiversidade”, que decorrerá entre as 11h00 e as 12h30.

As crianças, a partir dos 4 anos iniciam a atividade a ouvir uma história (os animais e a natureza), contada pela equipa da Biblioteca, construindo posteriormente um kit sustentável para insetos auxiliares, amigo do ambiente, com a ajuda dos pais.

O ateliê tem o limite de 15 participantes e é gratuito, devendo as inscrições obrigatórias ser efetuadas até 31 de maio, pelos seguintes contactos: quinta.pedagogica@cm-portimao.pt / telefone 282 248 595.

Por sua vez, o auditório do Museu de Portimão será palco, a partir das 18h00, do concerto “Dia Mundial da Criança”, com interpretação do Barlavento Ensemble, que propõe uma viagem musical ao universo infantojuvenil.

Na primeira parte, será estreada a obra “Carnaval dos Animais” (24 miniaturas orquestrais) do compositor portimonense Cristóvão Silva, que explora o conceito da obra homónima de Camille Saint-Saëns.

A segunda parte do concerto é dedicada ao lirismo do bel-canto, através do “Intermezzo” de Pietro Mascagni e da intervenção da soprano Mariana Picado, que se reportará às memórias infantis de raízes populares (canções tradicionais portuguesas) e ao universo prolífico das canções sentimentais e apaixonadas que surgiram dos musicais e das óperas da primeira metade do século XX (Kurt Weill).

Os ingressos para o concerto custam entre 8 (menores de 18 anos) e 10 euros (público em geral) e devem ser adquiridos em https://portimao.bol.pt ou nos lugares habituais.

Também a vila da Mexilhoeira Grande festejará o Dia da Criança de forma especial, promovendo diversas atividades no adro da Igreja Matriz entre as 10h00 e as 18h30, onde não faltarão os insufláveis, a dança, uma gincana de bicicleta em família, um workshop de lanches saudáveis, jogos diversos, etc., sempre de acesso livre.

Ainda a propósito desta data, referência para a palestra “Os 6 passos definitivos para conceber, gestar e criar filhos saudáveis”, agendada para as 15h00 na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes.

A palestra, a cargo de Cristina Figueira, fundadora do Método Imunidade Guerreira, tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia na biblioteca.