que preconiza a recuperação, o crescimento e o desenvolvimento da atividade turística de forma sustentada.
Em Portimão, o programa do dia começa com um passeio a pé de duas horas e meia “Ao Sabor da Maré”, cujo ponto de encontro está marcado para as 9h30 no Complexo Desportivo de Alvor.
A partir do Posto de Turismo de Portimão, localizado no edifício da antiga Lota, tem início às 10h00 um passeio em tuk tuk elétrico entre a cidade e a Praia da Rocha, a que se seguirá às 11h30 e no mesmo local uma viagem entre Portimão e Alvor.
Para as 14h00 e as 16h00 estão marcados passeios em catamaran eletrossolar pela costa de Portimão até à Ponta João D’Arens, cujo ponto de encontro também será o Posto de Turismo de Portimão, na zona ribeirinha da cidade.
Os interessados em todas estas atividades deverão inscrever-se previamente e de forma gratuita, fornecendo nome completo, email e número de contacto pelo email info@visitportimao.com ou ligando para o número telefónico 282 402 487.
Entre as 9h30 e as 17h30, o Posto de Turismo de Portimão dará as boas-vindas a todos os visitantes, com animação, ofertas promocionais sobre este destino de férias e degustações de produções locais, que no caso dos vinhos tem o apoio do produtor vitivinícola “Quinta da Penina”.
27 de setembro também é o dia dedicado a Portimão pela Rota do Petisco, que até 15 de outubro proporciona em algumas dezenas de espaços de restauração o melhor da gastronomia e doçaria do concelho, numa organização da associação local Teia D’Impulsos.
Crescimento turístico sustentado
Segundo a OMT, são necessários mais investimentos direcionados para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, salientando esta entidade a importância de se encontrarem soluções inovadoras que promovam e sustentem o crescimento económico e a produtividade, convergindo para as metas da sustentabilidade.
Por outro lado, a efeméride visa sublinhar a imprescindibilidade da realização de investimentos que beneficiem as pessoas (apostando na educação e competências), o planeta (incidindo em infraestruturas sustentáveis e acelerando a transformação ecológica) e a prosperidade (promovendo a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo).
É por isso que neste ano o Dia Mundial do Turismo dirige um apelo à comunidade internacional, aos governos, às instituições financeiras multilaterais, aos parceiros de desenvolvimento e aos investidores do setor privado, para que se unam em torno de uma nova estratégia de investimento no segmento turístico.