As duas provas foram agendadas para Portimão na sequência do sucesso do Campeonato Europeu de Nações realizados na Praia da Rocha em 2019, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto, e dos Europeus e Mundiais de Clubes na divisão GGM em 2022, “para o que foi imprescindível o apoio e patrocínio da Camara Municipal de Portimão”, segundo os organizadores.
A agenda abre com o 1º Campeonato Mundial de Clubes de Ultimate de Praia (WBUCC), que decorrerá de 14 a 19 de outubro com cerca de 2500 participantes, realizando-se jogos diariamente, entre as 8h30 e as 18h30.
Na sua edição inaugural, o WBUCC contará com 118 equipas oriundas de 33 países, divididas em três divisões (mista, feminina e masculina), estando as finais marcadas para sábado, dia 19 de outubro, com a primeira a iniciar às 11h00 e a derradeira às 15h00, a que se seguirá a cerimónia de encerramento.
De 23 a 26 de outubro, será a vez de cerca de 500 praticantes com mais de 45 anos mostrarem toda a sua mestria no Campeonato Mundial de Clubes de Ultimate de Praia na divisão Great Grand Masters (WFDF).
Este evento contará com 24 equipas oriundas da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, estando as finais marcadas para o dia 26, a partir das 15h00.
Para receber as duas provas, o areal da Praia da Rocha vai albergar 20 campos de jogo, incluindo uma arena com 2000 lugares. sendo disputadas perto de 700 partidas durante duas semanas de campeonatos.
“Vai ser fantástico vermos equipas de todos os cantos do mundo a jogar ultimate de praia, popularmente conhecido como frisbee, a um nível tão elevado,” afirma Sofia Campos Pereira, diretora de ambas as competições e para quem a escolha da Praia da Rocha “foi algo natural, por todas as condições que oferece e pelo apoio proporcionado pelo Município de Portimão e pelo Clube de Praticantes Ultimate Portimão.”