Devido às dificuldades económicas, com um passivo de cerca de 130 milhões de euros e sem dinheiro para fazer a manutenção dos espaços ajardinados, a autarquia de Portimão decidiu entregar aos privados, através de concurso público, a gestão das rotundas em troca do direito a ali serem colocados painéis publicitários de empresas e marcas.
Portimão é um dos municípios portugueses que pediu assistência financeira ao Governo, através do Fundo de Apoio Municipal (FAM), para evitar a falência.
À iniciativa camarária concorreram várias empresas, empresários locais e a concelhia do PSD de Portimão, ficando desde hoje nove privados obrigados ao “embelezamento, ajardinamento e manutenção” das rotundas por um período de um ano.
“Esta ideia foi a solução encontrada para ultrapassar os constrangimentos financeiros e assegurar a manutenção dos espaços verdes nas rotundas, dignificando a imagem da cidade enquanto destino turístico”, referiu a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes (PS), durante a assinatura dos contratos de gestão.
Para Isilda Gomes, a candidatura do PSD “constituiu uma surpresa, mas só demonstra que aquele partido político está empenhado em contribuir para melhorar as condições de vida da cidade”, lamentando que outros partidos não o tenham feito, “nomeadamente o PS [do qual é militante], por alegadas dificuldades económicas”.
A autarca desafiou os novos gestores a “usarem a criatividade para melhorarem os espaços públicos” e prometeu “uma avaliação para premiar as melhores rotundas”.
Isilda Gomes disse ainda que, em breve, será aberto um novo procedimento para adjudicar os restantes espaços que ficaram por ocupar, uns por falta de propostas, outros porque os projetos não cumpriam o caderno de encargos.
Por seu turno, o presidente do PSD de Portimão, Hélder Renato, referiu à Lusa que o que o motivou a concorrer “foi a preocupação pela gestão pública e pela aparência de uma cidade de grande movimentação turística”.
“O problema dos espaços verdes no município é tão grave, que se não houver este tipo de iniciativas passamos a ter uma cidade com uma imagem muito degradada”, referiu Hélder Renato, acrescentando que “a rotunda servirá também para que o partido passe a ter um pouco de marketing”.
Aquele responsável político assegurou que a gestão da rotunda será feita pelos militantes sociais-democratas: “Vamos para lá aos domingos, durante as noites, havendo já escalas feitas sobre quem faz e o que faz”.
“Vamos todos contribuir com o nosso tempo e dar outra ideia à cidade daquilo que o PSD pode fazer. Esta foi uma ideia aprovada pela comissão política e agora vamos começar a trabalhar”, observou.
Hélder Renato desvendou um pouco da imagem do que será a ‘Rotunda do PSD’: “Um espaço com muito verde, com relva, laranjeiras e flores cor-de-laranja, além do símbolo do partido”.
Empresas Responsáveis:
A empresa MÓVEIS MALHEIRO será responsável pela manutenção da Rotunda da Avª Paul Harris.
O grupo NOSOLOÁGUA ficará responsável pela Rotunda V3 / Miradouro dos Três Castelos, vulgarmente conhecida pelo Rotunda do Amarilis.
O HOSPITAL PARTICULAR DO ALGARVE assumirá 2 rotundas: a rotunda V6/V7 Avª Miguel Bombarda e a rotunda adjacente ao Retail Center.
A empresa PLANO D`PORMENOR ficará responsável pela ROTUNDA V6/ AVª S. JOÃO DE DEUS.
A empresa GINÁSIO AMARILIS assumirá a ROTUNDA DA PEDRA MOURINHA.
O PSD/JSD Portimão ficará pela rotunda V7 / TRÊS BICOS
A TIMING PEOPLE-EMPRESA DE TRABALHO TEMPORÁRIO assumirá a Rotunda V7/LIDL.
Enquanto a BLUEGREEN e ACTION COACH ficarão responsáveis pela ROTUNDA NORTE DA Av. Coronel Maçanita (ÁQUA PORTIMÃO)