Uma comitiva de Portimão deslocou-se na passada semana à cidade turca de Bayrakli, para a assinatura do acordo de amizade e cooperação entre os dois municípios, no âmbito do programa «Town Twinning between Turkey and EU (Twinning for a Green Future)».
O acordo foi assinado no dia 22 de novembro pela vice-presidente do Município de Portimão, Teresa Mendes, e pelo presidente da autarquia anfitriã, Írfan Onal, visando alargar as relações mútuas entre as duas cidades, através de atividades e intercâmbios que promovam a melhoria mútua em vários domínios e competências, de que é exemplo o biomaterial kit atualmente em desenvolvimento pelas respetivas comunidades escolares.
 
Entre os objetivos do acordo agora assinado, também constam a troca de experiências e a realização de ações que permitam a modernização dos serviços de ambas as cidades, nomeadamente ao nível das respostas aos desafios climáticos e ambientais, através da partilha das melhores boas práticas para a transição verde.
 
Em prol da sustentabilidade
 
O biomaterialkit agrupa diversos recursos (instrumentos, ferramentas, ingredientes e receitas), no sentido de permitir a professores e alunos colocarem em prática a sua criatividade no âmbito da sustentabilidade, economia circular, natureza positiva, ambiente, cocriação, biodesign e biomateriais.
 
Este projeto-piloto, financiado em 115,955.52 euros, desenvolveu um conjunto de atividades pedagógicas e experimentais ao longo de um ano, envolvendo em cada ação cerca de 100 alunos em Portimão, repartidos pelas E.B.S. da Bemposta e Escola Secundária Poeta António Aleixo, e igual número de alunos em estabelecimentos de ensino de Bayrakli.
 
No contexto do projeto, está marcada para as 12h00 de 28 de novembro uma apresentação na EBS da Bemposta do biomaterial kit, com a presença do presidente do Município de Portimão, Álvaro Bila, e das equipas de projetos do Agrupamento de Escolas da Bemposta e do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, que têm acompanhado todo o processo.