"Nesta zona rural de floresta onde o combate ao fogo é sempre difícil, ao termos equipas avançadas pode ser determinante para que uma ignição não se transforme num grande incêndio", disse à agência Lusa Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão e responsável pela proteção civil municipal.
O designado Destacamento Sazonal da Senhora do Verde é composto por 10 elementos, cinco dos bombeiros e outros tantos dos sapadores florestais, e duas viaturas, uma das quais um carro de combate a incêndios dos Bombeiros Voluntários de Portimão.
A equipa de primeira intervenção fica instalada na antiga escola primária da Senhora do Verde, no limite dos concelhos de Portimão e de Monchique, durante a designada "Fase Charlie" de combate aos incêndios florestais, prevista na Diretiva Operacional Nacional do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF).
"É preciso aproveitar os recursos que temos e juntar o útil ao agradável. Isto é, dar vida a esta antiga escola de uma forma extremamente positiva que é a colocação de uma equipa para atacar imediatamente qualquer foco de incêndio", sublinhou Isilda Gomes.
A autarca manifestou-se preocupada com a ocorrência de eventuais fogos florestais durante o verão "devido à acumulação de uma grande quantidade de biomassa nos terrenos, que é o condimento necessário e determinante para que os incêndios se propaguem com uma velocidade extraordinária".
Na opinião de Isilda Gomes, a primeira intervenção "é fundamental, daí o posicionamento deste dispositivo numa zona rural e propícia a ignições, para que a resposta seja imediata e o combate seja muito mais rápido".
A mesma opinião é partilhada pelo comandante operacional de proteção civil, que considera a localização da Unidade Estratégica de Prevenção uma medida "eficaz de combate, encurtando em cerca de 10 minutos a resposta em caso de fogo".
"Este destacamento sazonal fica instalado numa das áreas mais vulneráveis a norte do concelho de Portimão, reduzindo o tempo do ataque inicial", sublinhou Richard Marques.
O Destacamento Sazonal da Senhora do Verde funcionará entre as 13:00 e as 19:00, até ao dia 30 de setembro.
Por: Lusa