Dia 20 de março, 55 alunos do 1º Ciclo lançam sementes para um futuro mais sustentável

O “Dia da Árvore”, anualmente celebrado a 21 de Março, vai ser mais uma vez assinalado pelo município de Portimão numa ação de reflorestação de espécies autóctones na zona do Escampadinho, no próximo dia 20 de Março, pelas 10h00.

Durante a manhã será feita a plantação de 100 árvores, espécies autóctones, por cerca de 55 alunos do Ensino Básico da Escola EBI da Mexilhoeira Grande, do Agrupamento das Escolas da Bemposta, na zona da Valência de Baixo/Escampadinho, junto ao Autódromo Internacional do Algarve, área bastante devastada pelo incêndio florestal que ocorreu o ano passado.

Esta iniciativa de cidadania ativa pretende celebrar o Dia Mundial da Árvore, sensibilizar as crianças para a importância das árvores e reflorestar uma área devastada por um incêndio em 2014 sob o lema “junta-te a nós para que sejamos cada vez mais a lançar sementes para um futuro mais saudável, ecológico e sustentável para todos”.

O dia da árvore é particularmente importante sobretudo para os mais jovens, não só pelo ato efetivo de poderem participar na plantação de uma árvore mas, e sobretudo, para perceberem a importância das árvores no seu contexto ambiental, paisagístico e mesmo económico.

O objetivo desta comemoração é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores e das florestas, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.

Porque nunca é de mais relembrar que a progressiva degradação e destruição da área florestal, que tem vindo a acontecer já há alguns anos, leva a que a qualidade da vida das populações seja cada vez menor. E nada melhor que chamar à atenção dos estudantes para que estes possam transmitir a seus pais e familiares a importância que é a preservação da floresta, em prol de um desenvolvimento sustentável.

A realização desta ação a nível local conta com a parceria da Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio – ASPAFLOBAL e da Freguesia da Mexilhoeira Grande.

Certos do interesse da iniciativa convidam-se órgãos de comunicação social a estarem presentes.

 

Por CM Portimão