Portugal arrecadou os dois maiores troféus na 10ª edição dos World Golf Awards realizados em Abu Dhabi.

O nosso país foi distinguido como o «Melhor Destino de Golfe do Mundo», e reafirmou, pelo segundo ano consecutivo, o galardão de “Melhor Destino de Golfe da Europa”, consolidando assim a excelência do turismo de golfe a nível nacional. Esta dupla distinção já havia sido conquistada entre 2014 e 2018.

Para além destes dois importantes galardões, também os prémios de melhor novo campo de golfe da Europa e de Portugal – Terras da Comporta – Dunas Golf Course, de melhor campo de golfe da Europa e de Portugal – Quinta do Lago – South Course, de melhor local de golfe da Europa – Quinta do Lago (Portugal), vieram para o nosso país.

No entanto, as distinções não se ficaram por aqui, uma vez que ao Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa foi atribuído o prémio de melhor hotel de golfe de Portugal, enquanto o melhor operador turístico de golfe inbound em Portugal é o InGolf, e o melhor operador turístico outbound de golfe em Portugal é o Tee Times.

“O sucesso de Portugal como destino de golfe pode ser atribuído à disponibilização de uma experiência turística integrada, boas acessibilidades aéreas e terrestres, um excecional acolhimento, infraestruturas desportivas e hoteleiras de alta qualidade que atendem a diferentes perfis de praticantes (sejam profissionais ou amadores), e uma ótima relação qualidade/preço”, destaca o Turismo de Portugal na sua página oficial.

Refira-se que Portugal dispõe atualmente de 89 campos de golfe distribuídos pelas sete regiões de turismo, com particular foco nas regiões do Algarve, Lisboa e Porto e Norte.

Enquanto produto turístico consolidado reconhecido internacionalmente, a procura no primeiro semestre de 2023 atingiu valores recorde, superando os registados no mesmo período de 2019 (um dos melhores anos turísticos para Portugal) e de 2022. O número médio de voltas realizadas por jogadores estrangeiros registou ganhos superiores a 13% face a 2019 e de 14% em comparação com 2022, indica o comunicado.

O golfe, tradicionalmente associado a turistas com elevado pode de compra, “contribui para o aumento das receitas turísticas e para a expansão da atividade turística ao longo do ano e em todo o território, convergindo com o definindo na Estratégia Turismo 20-27, sublinha ainda o Turismo de Portugal, que realça que, atento às questões ambientais e comprometido com a sustentabilidade, o setor do golfe no nosso país está a adotar práticas responsáveis para preservar os ativos distintivos que caracterizam o destino.

Nesse sentido, refira-se, estão em curso estratégias para aumentar a eficiência hídrica, melhorar a gestão de resíduos e energia, bem como reduzir o uso de plástico nos campos de golfe. Este conjunto de ações e iniciativas, desencadeadas no âmbito da parceria estabelecida com a Federação Portuguesa de Golfe e o Conselho Nacional da Indústria de Golfe, “tem consolidado a indústria do golfe como um importante parceiro na implementação da estratégia de sustentabilidade do Turismo de Portugal”.

 

Por: Publituris