Hoje, dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. Mas a verdade é que pouco temos para celebrar a cada ano que passa. Em 2015, a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) escolheu como tema para este dia a Proteção Social e Agricultura. Pretende-se, por isso, sensibilizar para a necessidade de sistemas alimentares sustentáveis, para que a alimentação chegue para todos. Porque, na verdade, não chega e não falamos apenas dos países sub-desenvolvidos.

A 24 de setembro de 2015 foi lançado o estudo da Organização Internacional de Trabalho intitulado “Long-term care protection for older persons: A review of coverage deficits in 46 countries”, que revela que:

- Portugal é o país da Europa que menos dinheiro aloca aos mais idosos (0,1% do PIB)

- Em Portugal existem por 100 idosos apenas 0,4 trabalhadores formais na área da assistência aos mais idosos

- Por Portugal ter uma percentagem tão pequena de trabalhadores formais na área da assistência aos mais idosos, na maioria dos casos, são familiares que tratam dos mesmos, sem receberem qualquer remuneração. Noutros casos, os idosos vivem abandonados, sem qualquer assistência.

Hoje, para marcar o tema, o Movimento 2020 lança a 3ªedição do livro digital Folhas Equilíbrio, desta feita com o título “Folhas Equilíbrio – Alimentação Sustentável para Todos”, que terá informação acerca de como fazer uma alimentação sustentável e alcançável por todos, recorrendo ao conceito de Nutrição Ecológica, que será explicado pela dietista Cláudia Marques, do Eat Like You Mean It, parceiro do programa. O novo e-book estará disponível no site www.movimento2020.org.

 

Por: Onmi