Saiote e Martins garantiram o apuramento para a final em segundo lugar, entre os nove pares em prova, depois de terem obtido 79.900 pontos no total dos seus dois exercícios, ficando apenas atrás da dupla russa formada por Anna Kornetskaya e Irina Kundius.
No tumbling, Portugal garantiu também duas vagas na final feminina, entre as 15 ginastas em prova. Raquel Pinto obteve 63.200 pontos pelas suas séries e apurou-se na quinta posição, enquanto Beatriz Botelho totalizou 63.000 e seguiu em frente, na sexta posição.
Em prova esteve ainda Inês Botelho, que se classificou em oitavo, o que lhe daria um lugar na final, se a quota maxima de dois atletas por nacionalidade não tivesse ficado preenchida pelas duas colegas.
No trampolim individual feminino, as portugueses não passaram da qualificação, com Sílvia Saiote em 14.º lugar e Beatriz Martins no o 15.º posto, tal como na competição masculina, apesar da boa estreia de Pedro Ferreira nos seniores, com a 12.ª posição. Ricardo Santos terminou em 19.º e Tiago Lopes em 27.º.
No tumbling masculino, Frederico Rodrigues concluiu no 12.º lugar, ficando como segundo reserva para a final de domingo, tal como Pedro Ferreira no trampolim individual.
Por: Lusa