O português Pedro Matias acaba de ser re-eleito para um novo mandato na Direção do TIC Council continuando como membro do «Board of Directors» desta Confederação Internacional.
O TIC Council é uma organização internacional que reúne as principais empresas e entidades europeias e mundiais na área da certificação e inspeção e que, no seu conjunto, têm atividades em mais de 100 países, empregam mais de 150.000 pessoas e representam um volume de negócios de mais de 250.000 Milhões de Euros. “É sempre um grande desafio conseguirmos estar no Board of Directors da maior associação internacional das grandes empresas do sector TIC (Test, Inspection and Certification), ao lado de gigantes como a SGS, Bureau Veritas, TUV, Dekra, Eurofins, Applus, entre muitos outros”, realça Pedro Matias, presidente do grupo ISQ.
O TIC Council é assim a Confederação que agrega grande parte destas entidades e faz a ligação com os serviços das Instituições Europeias e da Comissão Europeia, Associações Empresariais, Associações de Consumidores e Entidades de Standars e Acreditação, assim como todos os players internacionais do sector.
“O TIC Council resultou da fusão das duas maiores Associações internacionais do Sector de “Testes, Inspeções e Certificação” de empresas criando um gigante mundial neste sector”, explica Pedro Matias. Com a fusão e criação do TIC Council é criada uma das maiores Associações internacionais e Portugal será um dos membros do Board of Directors.
Em Portugal um dos principais atores deste sector é o ISQ, do qual Pedro Matias é Presidente desde 2017. Segundo Pedro Matias “é preciso, cada vez mais, colocar portugueses em lugares chave a nível internacional e onde as decisões de hoje têm um enorme impacto na indústria e na economia de amanhã”. Com a “digitalização da economia, a transição energética e a aposta cada vez maior no desenvolvimento sustentável, grande parte dos standards e das normas internacionais vão ser alteradas. É uma revolução o que aí vem”.
O Grupo ISQ tem 1800 colaboradores em todo o Mundo (800 dos quais em Portugal), está presente em 12 países, possui 16 Laboratórios Acreditados e presta mais de 250 serviços especializados a mais de 1200 parceiros e clientes. É a maior infraestrutura tecnológica privada em Portugal e já participou em mais de 500 projetos internacionais de Investigação e Desenvolvimento.
Pedro Matias foi Vice-Presidente do IAPMEI, Administrador da APCER – Associação Portuguesa de Certificação e foi Conselheiro do Comissário Europeu para a Investigação no âmbito do European Research Advisory Board. Atualmente é Presidente do ISQ e a partir desta semana também membro do Board of Directors do TIC Council.
ISQ