Jovens acordeonistas algarvios representam Portugal no 40º Grande Prémio de Castelfidardo em Itália (17-20 de Setembro) e na 68ª Copa Mundial de Acordeão na Finlândia (06-11 de Outubro).

Entre 17 e 20 de Setembro realizou-se o 40º Grande Prémio de Castelfidardo em Itália, onde participaram mais de 100 acordeonistas de todo o mundo, entre eles dois algarvios obtendo honrosas distinções: Jéssica Guerreiro natural das Ferreiras (Albufeira) e Hernâni Cerqueira de Tunes que obtiveram o 4º e 5º lugares respetivamente na Categoria Júnior Varieté.

Mais recentemente, entre 06 e 11 de Outubro estes dois jovens juntamente com Fábio Guerreiro natural de Tavira, representaram Portugal na 68ª Copa Mundial de Acordeão que se realizou na cidade de Turku na Finlândia, tendo sido selecionados previamente para representar o nosso país, nas provas realizadas pela Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve, entidade com competência para a realização destas provas em Portugal. De referir que este evento teve a cobertura em direto do canal televisivo finlandês AlfaTV. De entre os cerca de 100 participantes de todo o mundo, os jovens algarvios obtiveram as seguintes classificações:

Hernâni Cerqueira (Tunes), obteve o 5º lugar na Categoria Júnior Virtuoso;

Jéssica Guerreiro (Ferreiras – Albufeira), obteve o 8º lugar na Categoria Júnior Virtuoso;

Fábio Guerreiro (Tavira), obteve o 11º lugar na Categoria Sénior Virtuoso.

Pela primeira vez a Copa Mundial contou com um algarvio entre os membros de júri, neste caso, o conceituado Professor Hermenegildo Guerreiro que surgiu na mesa de júri em quatro categorias: Júnior Virtuoso, Sénior Virtuoso, World Music e Música de Câmara.

De referir que Hernâni Cerqueira e Jéssica Guerreiro, alunos do Prof. Nelson Conceição, contaram com os apoios da Associação Grupo dos Amigos de Loulé, Município de Loulé, Direcção Regional de Cultura do Algarve, Sociedade Recreativa Bordeirense, Apexa, Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve e BeltunaPortugal, e que Fábio Guerreiro, aluno do Prof. Hermenegildo Guerreiro, teve o apoio da Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve, Associação Cultural Sambrasense (ACS) Freguesia de Tavira (Santa Maria e Santiago) e Grupo Folclórico de Faro. Deve ser realçada a importância destes apoios, sem eles seria praticamente impossível fazer face a um volume de despesas que uma participação desta natureza acarreta. A Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve, que tem vindo a desenvolver um trabalho notável na procura constante da dignificação do acordeão e dos acordeonistas, orgulha-se da participação dos candidatos portugueses que, mais uma vez honraram Portugal ao mais alto nível. Também uma palavra de agradecimento aos professores Nelson Conceição e Hermenegildo Guerreiro, este último que acumulou as funções de júri e delegado português com todo o profissionalismo e dedicação que lhe é peculiar.

 

Por: Associação Acordeonistas do Algarve