Licenciada em Teatro e detentora de uma pós-graduação em Dramaturgia e Argumento, Inês alia a escrita dramatúrgica a uma carreira de atriz, tanto no teatro como no cinema. A obra "Petróleo" aborda questões relacionadas com sexualidade e consentimento num jogo de tensões entre amor, desejo sexual e afetos.
“Saúdo todas as iniciativas que visam promover a Dramaturgia em Portugal e em língua portuguesa de uma forma sustentável e digna para os autores”, disse Inês Filipe no momento do agradecimento, concluindo que “ainda temos um caminho longo para a consolidação do papel do dramaturgo em Portugal”.
A peça será levada a palco em maio de 2026 e terá encenação de Luís Vicente, diretor artístico e encenador da ACTA - Teatro. O júri decidiu ainda entregar uma Menção Honrosa a Afonso Lages pela obra “Um Editor à procura de Autor”.
Este prémio visa distinguir uma obra dramática original escrita em língua portuguesa e homenagear o professor José Louro, um impulsionador de teatro na região, sendo que o mesmo terá periodicidade bienal.
A primeira edição do Prémio Novas Dramaturgias José Louro tem como parceiros a Câmara Municipal de Faro e o CET- Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Autores, conta ainda com o patrocínio das empresas Grupo Rolear e Metalofarense e com o apoio do Club Farense.
Teatro das Figuras