Refira-se que o FCF sagrou-se Campeão da Taça Alentejo/Algarve de Patinagem Artística e Campeão da 1ª Divisão Distrital de Futebol – Escalão de Iniciados Masculinos, enquanto o CPA foi Campeão Regional de Solo Dance, Campeão do Torneio Nacional de Show Grupos Pequenos e Campeão Nacional de Patinagem Livre. “Estão todos de parabéns! Estes atletas e estes clubes contribuem grandemente para a afirmação do concelho a nível nacional e internacional. Eles são verdadeiros Embaixadores de Albufeira”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, no decurso da cerimónia.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira fez questão de sublinhar que “o Município tem por tradição receber, na casa que é de todos nós, numa homenagem simbólica, os atletas e clubes que todos os anos se sagram campeões em diversas modalidades desportivas, fruto do seu trabalho, dedicação e desempenho exemplar”.
Refira-se que o FCF sagrou-se Campeão da Taça Alentejo/Algarve de Patinagem Artística, competição que teve lugar a 29 e 30 de junho deste ano, em Castro Verde, onde a equipa de formação, composta por 15 atletas, conquistou o primeiro lugar entre 15 equipas em competição. Foi, também, Campeão da 1ª Divisão Distrital de Futebol – escalão de Iniciados Masculinos, sendo que foi a primeira vez que o Clube conseguiu colocar uma equipa de iniciados no Campeonato Nacional, revelou a vice-presidente do Clube, Sónia Demétrio.
José Carlos Rolo realçou que “o FCF é o clube do concelho que tem mais atletas federados inscritos na Associação de Futebol do Algarve, o que é muito significativo para Albufeira, um dos concelhos mais pequenos da região, mas que no entanto, é o que tem a maioria de atletas ao nível da formação”.
O autarca destacou a importância do momento, que não pretende ser uma cerimónia de pompa e circunstância, mas sim uma homenagem simbólica de reconhecimento de mérito desportivo pelo trabalho que os clubes e os atletas desenvolveram ao longo de uma época desportiva, alcançando resultados de excelência. “O Desporto tem uma dimensão que extravasa os campeonatos e os bons resultados”, afirmou “há que valorizar o trabalho individual dos atletas, mas é, igualmente, importante realçar a transmissão de valores, a tolerância, o trabalho em grupo e a disciplina na formação dos atletas”.
O autarca felicitou todos os atletas e os técnicos dos clubes “que trabalham imenso sem compensação financeira em conformidade, uma vez que os clubes não têm possibilidade de o fazer, e se não fosse o apoio do Município através da realização de Contratos-Programa, tratamento dos relvados, prestação de apoio logístico e transporte, organização de eventos desportivos, entre outro tipo de colaboração, teríamos uma realidade muito diferente”.
Os dirigentes e os pais dos atletas também não ficaram esquecidos, tendo o autarca elogiado o seu esforço e dedicação em prol do desenvolvimento dos clubes e do melhoramento das condições dos atletas, dando como um dos exemplos a obrigatoriedade de técnicos, dirigentes e pais dos atletas acompanharem-nos nas deslocações nos jogos fora de casa, abdicando do seu tempo livre. Todo o apoio prestado pelo Município aos clubes não pode ser visto como uma despesa, mas sim como um investimento, destacou. “Estes jovens e estes clubes são verdadeiros embaixadores de Albufeira, porque levam o nome do concelho mais longe, para além de que se trata de uma aposta nas pessoas, para que no futuro possamos ter uma sociedade mais justa, tolerante e inclusiva”. Dirigindo-se aos atletas, o presidente terminou a sua intervenção dizendo “espero que no próximo ano alguns de vós possam estar aqui novamente”.