Esta foi a sua primeira visita ao abrigo.

Na semana passada, a Animal Rescue Algarve (ARA) recebeu no seu abrigo, pela primeira vez, o executivo de Quarteira, representado pelo seu Presidente, Telmo Pinto, e equipa.

A visita surge no contexto do projeto de gatos de rua desenvolvido pela ARA, que, após ter recebido aprovação e apoio da Câmara Municipal de Loulé, levou a um apelo às Freguesias do Concelho para apoio adicional, de modo a poder aumentar o seu impacto. O projeto ambiciona esterilizar até 1500 gatos de rua por ano, enquanto, simultaneamente, gere uma equipa de voluntários que irão cuidar e monitorizar as colónias e os seus animais (comida, água, abrigo, etc.).

Em comunicado, a ARA revela que “o Presidente da Junta tinha conhecimento do trabalho da ARA, mas esta foi a primeira vez que visitou o abrigo”.

“Durante a visita às instalações pioneiras da ARA, o meticuloso modelo de gestão do espaço foi explicado. Com grande enfase na importância dos seus voluntários, a ARA vê o seu elevado rácio de staff/voluntários por animal como sendo um dos aspetos mais importantes para certificar que os animais recebem o cuidado e atenção que precisam e merecem”, frisa a equipa. Deste modo, “da média de 20 voluntários e staff residentes, a maioria chega à ARA através da plataforma WorkAway, que também premiou a ARA pela excelência do seu trabalho, com base nas centenas de opiniões de voluntários passados. Os voluntários locais são também centrais para garantir que todos os animais são passeados duas vezes por dia, enquanto os seus canis são limpos”.

A ARA realçou ainda que “o cuidado e atenção recebida pelos animais significa que existe um constante processo de socialização a decorrer; o que permite que ambos cães e gatos sejam adotados com uma maior facilidade”.

Além do abrigo na Cabanita, a ARA tem duas lojas geridas por voluntários (WOOFF), em Loulé e Almancil, que têm uma oferta de artigos de alta qualidade em busca de uma segunda vida. Todas as receitas são direcionadas para o contínuo resgate e cuidado de animais.

Por fim, a equipa deixa claro que “o trabalho de bem-estar animal não se limita apenas a resgate e realojamento e a ARA também se encontra a trabalhar com um conjunto de escolas, de modo a educar as próximas gerações acerca do valor e importância de acabar com sofrimento animal, seja ele qual for. Telmo Pinto e a sua equipa, reconheceram a importância e impacto que o trabalho da ARA tem, expressando o seu desejo de colaborar com a Associação no projeto de gatos de rua”.

Através das suas redes sociais, Telmo Pinto deu os “parabéns a toda a equipa da ARA, pela dedicação a esta importante causa!”, concluído que “a forma como o fazem expressa bem a preocupação de dar a cada animal o seu lugar especial”.