Se tem tendência para ficar facilmente doente, dificuldade em combater a constipação/gripe, fica facilmente com dor de garganta (amigdalite, faringite, laringite etc.) e acaba por recorrer com alguma frequência à toma de antibióticos, este tipo de tratamento é indicado para si.
O que debilita o nosso sistema imunitário?
Alguns exemplos são o stress, excesso de trabalho, dormir mal, má alimentação, tabagismo, falta de exercício e a toma excessiva de antibióticos.
Porquê evitar os antibióticos?
Em primeiro lugar, os antibióticos não combatem os vírus (por ex. da gripe) como muita gente pensa. Ajudam sim a combater infeções por bactérias (por vezes secundárias à gripe).
Os antibióticos matam as más bactérias e as boas bactérias, ou seja, debilitam o nosso organismo. Estudos demonstram que a toma recorrente de antibióticos altera a composição da boa flora intestinal e, por sua vez, o sistema imunitário.
A toma recorrente também ajuda a desenvolver bactérias resistentes que depois são muito mais difíceis de eliminar.
Nas crianças, a toma recorrente de antibióticos pode inclusive contribuir para uma maior propensão ao desenvolvimento posterior de otites, constipações, alergias, etc.
Sintomas comuns de constipação:
- Corrimento / obstrução nasal;
- Lacrimejo;
- Dor de garganta;
- Dores de cabeça ligeiras;
- Crises de espirros;
- Cansaço.
Sintomas comuns de gripe:
- Calafrios, febre;
- Dores e hipersensibilidade muscular;
- Perda de apetite;
- Fadiga intensa;
- Dores de cabeça intensas.
A Medicina Chinesa, em especial a Fitoterapia (mistura de plantas medicinais com efeito terapêutico) e a acupuntura, tem soluções bastante eficazes no que diz respeito à prevenção e tratamento de constipações e gripes, tanto nos adultos, como nas crianças.
Prevenção:
Para além do que é habitual (lavar as mãos, reduzir o stress, dormir bem, fazer exercício, ter uma alimentação saudável), existem combinações de plantas/cogumelos terapêuticos especificamente para reforçar o sistema imunitário. Alguns pontos de acupuntura específicos também ajudam. O tratamento é feito idealmente 2/3 meses antes da época de maior incidência, habitualmente setembro/outubro. Este tratamento é especialmente indicado para quem contrai constipações/gripes com alguma facilidade.
Tratamento na fase aguda:
Se estiver doente, a Medicina Herbal Chinesa também é muito eficaz nesta fase, especialmente se iniciar a toma logo que apareçam os primeiros sintomas.
Vai sentir que os sintomas não agravam e que vão diminuindo rapidamente sem recorrer a medicação e em especial sem infeções secundárias e sem antibióticos!