Terminou, em junho, a primeira edição do programa «Diabetes em Movimento». Trata-se de um projeto comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, que está a ser implementado, numa parceria entre a Unidade de Saúde Pública de Albufeira e o Município de Albufeira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC).

As sessões de exercício físico decorreram de outubro de 2023 a junho de 2024, três dias por semana, revelando ser uma mais-valia para o bem-estar e saúde dos 21 participantes. Os interessados em participar na próxima edição devem informar-se junto do médico de família, no Centro de Saúde de Albufeira, incluindo as respetivas extensões. Mais informações em: https://www.diabetesemmovimento.com

O projeto comunitário, direcionado a pessoas com diabetes mellitus tipo 2, implementado em Portugal sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes, realizou-se pela primeira vez em Albufeira, entre outubro de 2023 e junho de 2024, proporcionando aos 21 participantes uma oportunidade única de integrar o exercício físico regular na sua rotina diária.

O programa, com duração de nove meses, que resulta do trabalho conjunto da Unidade de Saúde Pública de Albufeira da Unidade Local de Saúde do Algarve, do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Divisão de Educação do Município, incluiu três sessões semanais de exercícios de baixo impacto e acessíveis a todos, cada uma com 90 minutos de duração, conduzidas por profissionais do exercício físico e enfermeiros, no Pavilhão Municipal de Albufeira.

Para além das atividades físicas, o projeto integrou, igualmente, sessões de educação para a saúde, abordando temas cruciais para a prevenção das complicações associadas à diabetes. Esta abordagem multidisciplinar e multi-institucional destacou-se como um marco importante na promoção da saúde e do bem-estar dos inscritos.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinha que “este projeto percursor representa um passo significativo na promoção da saúde comunitária, oferecendo uma oportunidade essencial para as pessoas com diabetes tipo 2 melhorarem a sua qualidade de vida através do exercício físico regular e da educação em prol da sua saúde”. Esta é uma demostração clara da aposta do Município no combate à doença, conclui.

Recorde-se que para participar, deve ser referenciado pelos médicos do Centro de Saúde de Albufeira, incluindo as respetivas extensões. Os grupos são constituídos no máximo por 30 participantes e as aulas são gratuitas.

Os interessados em participar na próxima edição podem informar-se no Centro de Saúde, junto do seu médico de família, ou visitar o site oficial do projeto em: https://www.diabetesemmovimento.com