Segundo o regulamento, “estes prémios pretendem reconhecer os melhores na educação e formação na área do Turismo. Têm como objetivo contribuir para a dignificação dos profissionais e respetivas profissões e, também, estimular a qualidade formativa dando resposta às necessidades de mercado”.
“É neste contexto que a Associação Fórum Turismo, em conjunto com o Turismo de Portugal, I.P, a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo (RIPTUR) efetua a distinção anual que pretende ser uma ponte entre o mundo académico e o mundo profissional”, refere ainda o regulamento.
Os prémios são atribuídos a sete categorias diferentes: Melhor Projeto Educacional; Melhor Projeto de Inovação; Melhor Carreira de Docente no Ensino Superior; Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional; Melhor Stakeholder; Melhor Carreira Jovem e Prémio Fórum Turismo.
O “Prémio Carreira Fórum Turismo” é atribuído a um profissional do ensino (fora do ativo) que se tenha destacado pelo seu extraordinário percurso profissional. Para esta categoria não existem candidaturas, mas sim nomeações.
Com uma carreira dedicada ao serviço da causa pública e à área da Economia do Turismo, refira-se que, entre outros cargos e funções, João Albino foi um dos fundadores do Doutoramento em Turismo da UAlg, tendo presidido ao Centro de Investigação de Desenvolvimento e Economia Regional e ao Centro de Investigação em Turismo e Lazer. Foi presidente do Observatório Nacional do Turismo, coordenador geral da Agenda de Investigação e Inovação para o Turismo, Lazer e Hospitalidade promovida pela FCT, assessor científico da Direção Geral do Turismo de Portugal e da CCDR-Algarve. Foi ainda presidente da Fundação para o Desenvolvimento da UAlg, e presidente do Conselho Diretivo, do Conselho Pedagógico e do Conselho Científico da Faculdade de Economia. Em 2020 foi-lhe atribuído o Prémio Carreira da Ordem dos Economistas-Delegação do Algarve.
Atualmente, continua a colaborar ativamente com a Faculdade de Economia, quer na área do Ensino, quer em projetos de Investigação.
UAlg