Esta atividade enquadrou-se num dos objetivos definidos nas estratégias de intervenção do Gabinete Municipal de Psicologia Escolar (GaMPE) para o ano letivo 2015/2016, tendo em vista proporcionar aos alunos do 9º ano um espaço que lhes permitisse explorar os seus interesses, as suas aptidões, bem como as opções que têm à sua disposição aquando do ingresso no ensino secundário.
A ação foi desenvolvida em fases distintas, que envolveram sessões com os Encarregados de Educação e os alunos. Com os jovens foram abordados temas como: o levantamento das necessidades, informação sobre as ofertas formativas; conhecimento de si (autoexploração); profissões e tomada de decisão. Para além das sessões, foram aplicados testes vocacionais IPP - Inventário de Interesses Profissionais e BPRD - Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial, tendo os resultados destes sido devolvidos sob a forma de relatório.
A dinamização do Programa decorreu de forma positiva, tendo-se conseguido cativar e manter a atenção dos participantes ao longo dos diferentes momentos, bem como estimular a participação de todos os intervenientes, através da partilha mútua de dúvidas e expetativas.
Por: CM Silves