Este desafio já deu origem ao surgimento de um novo serviço, com base numa ideia de inovação apresentada por dois colaboradores e que será premiada com 3 mil euros.
Trata-se do AVA, avaliação digital de painéis fotovoltaicos, que irá permitir fazer inspeção com novas tecnologias utilizando imagens reais e imagens de termografia com recurso a drones. O ISQ dá assim resposta a uma questão emergente ao nível das energias renováveis em Portugal, colocando-se na vanguarda deste tipo de tecnologias.
O ISQ sempre foi uma entidade que apostou na inovação ao longo dos anos, sendo uma referência a nível nacional e internacional nesta matéria pelos projetos em que participa nas mais diversas áreas da indústria, desde a energia, agricultura, manufatura aditiva até à aeronáutica. Por isso mesmo, “o Programa Inspire assume um papel tão importante já que ao investirmos em inovação, estamos também a investir em sustentabilidade, a gerar valor, podendo converter ideias em novos produtos ou processos. A inovação só se torna efetiva se tiver valor de mercado. É isso que distingue a invenção da inovação e é essa a principal preocupação do ISQ: desenvolver soluções que tenham aplicação prática na vida das empresas e da sociedade”, acrescenta Pedro Matias, presidente do ISQ.
O INSPIRE está a implementar um processo de inovação de dentro para fora e contempla duas áreas de intervenção: Novos Serviços (melhoria de serviços existentes) e Melhorias Internas (redução de custos | otimização de processos | aumento da satisfação dos clientes | aumento da satisfação dos colaboradores).
As ideias são submetidas pelos colaboradores na plataforma INSPIRE e posteriormente são avaliadas pela Equipa de Inovação e Peritos através de iterações de proximidade com os autores da ideia. No caso de mérito da ideia, esta é finalmente avaliada pelo Conselho de Administração do ISQ para atribuição de financiamento.
Após a avaliação, cada ideia será partilhada com toda a organização, permitindo assim que outras áreas se associem a um grupo de trabalho e formem uma equipa multidisciplinar.
Pretende-se com esta iniciativa, envolver a comunidade ISQ na mudança, na inovação e na melhoria contínua. Aliás, a forte aposta na área de ID+I nos últimos anos “prende-se com a intensa velocidade de transformação tecnológica a que estamos a assistir no tecido económico e na nossa sociedade, e o ISQ tem um papel preponderante enquanto entidade coordenadora de projetos nacionais e internacionais, nos quais contribui com um vasto espetro de atividades que vão desde o desenvolvimento de tecnologia, à realização de testes e ensaios, validação de soluções, desenvolvimento de conteúdos e metodologias formativas”, afirma Ricardo Rato, Diretor de ID+I.