Reconhecer o trabalho de instituições e associações que desenvolvem projetos solidários que ajudam o doente e os seus familiares a lidar com a doença de forma mais positiva.
Este é o objetivo dos Prémios Humanizar a Saúde organizados pela TEVA que, na segunda edição, premiaram cinco iniciativas com 5000 euros cada para
apoiar o seu desenvolvimento.
 
Lisboa, 21 de novembro de 2022 – O Projeto “Escola do Ser” implementado pela Associação Cuidados e Partilhas, de Faro, é um dos vencedores da 2ª edição dos Prémios Humanizar a Saúde promovidos pela Teva Portugal.
 
Este projeto destina-se a apoiar doentes oncológicos, mas também os seus cuidadores e familiares que os acompanham ao longo do processo de tratamentos.
 
A iniciativa visaajudar a comunidade oncológica a encontrar um serviço de apoio psico emocional para que, cada um ao seu ritmo, vá ao encontro do seu ponto de equilíbrio.
 
São cinco os projetos vencedores dos Prémios Humanizar a Saúde 2022, que abrangem áreas como a de melhorar o sono de crianças internadas nos serviços de pediatria de oito hospitais, apoiar pessoas com doença oncológica e suas famílias, dar voz a doentes com esclerose lateral amiotrófica, prestar cuidados de saúde e amparo social a populações isoladas, e apoiar doentes com demência e seus cuidadores.
 
Promovidos pela TEVA Portugal, estes prémios distinguem iniciativas levadas a cabo por instituições e associações, públicas e privadas, que desenvolvem projetos solidários que ajudam os doentes e as suas famílias a lidar com a doença de uma forma mais positiva.
 
Na cerimónia de entrega dos Prémios, que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, Marta González Casal, diretora geral da Teva Portugal destacou, “recebemos iniciativas maravilhosas, que nos fazem acreditar, nos entusiasmam e nos movem, pensando nos milhares de pacientes que delas beneficiam e no esforço subjacente por parte de profissionais e voluntários.
 
O aspeto emocional e afetivo tem impacto nos doentes e devemos continuar a concentrar-nos na humanização da saúde através de grandes projetos e pequenos gestos”.
 
“Para a TEVA é uma honra enorme continuar a apoiar projetos inovadores que procuram soluções mais próximas e humanas, capazes de responder às necessidades dos doentes e das suas famílias, e que, simultaneamente, ajudam a tornar qualquer processo diagnóstico, terapêutico ou paliativo mais suportável e confortável", concluiu.
 
A cada um dos cinco vencedores foi atribuído o valor de 5 mil euros, sob a forma de donativo, para o desenvolvimento dos seus projetos.Iniciativas premiadas na edição dos Prémios Humanizar a Saúde 2022.
 
Os projetos vencedores foram selecionados de entre 45 candidaturas. Para eleger os cinco premiados, o júri formado por todos os colaboradores da TEVA Portugal teve em conta o trabalho a sensibilidade e a imaginação postos ao serviço de atividades inovadoras,originais e empreendedoras que impactam positivamente a vida dos doentes, favorecendo um ambiente e tratamento mais empático e humano.
 
Dormir é o melhor remédio
Iniciativa da Associação Nuvem Vitória que leva diariamente a magia dos contos, com histórias de embalar, a crianças internadas nos hospitais de Santa Maria, São João, Vila Franca de Xira, Braga, Santo André, Garcia de Orta, Cascais e Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.
 
Escola do Ser
Implementada pela Associação Partilhas e Cuidados, acolhe pessoas com doença oncológica, mas também os seus cuidadores e familiares que os acompanham ao longo do processo de tratamentos.
 
A iniciativa visa ajudar a comunidade oncológica a encontrar um serviço de apoio psico emocional para que, cada um ao seu ritmo, vá ao encontro do seu ponto de equilíbrio.
 
Vamos Puxar pelo Cérebro com Câmara de Lobos
Iniciativa da delegação da Madeira da Alzheimer Portugal que consiste em sessões de estimulação cognitiva para pessoas com demência, com vista à prevenção e ao adiamento da evolução sintomas, mas também a disponibilizar aos cuidadores ferramentas que lhes permitam prestar cuidados com qualidade e de forma mais eficiente e centrada no doente.
 
Aldeias Humanitar – Humanizar e Estar
O projeto Aldeias Humanitar intervém de forma gratuita na prestação de cuidados complementares integrados de saúde, amparo social e combate ao isolamento social, em dez concelhos do Douro Sul. Tem por base equipas multidisciplinares da área da saúde e da área social que levam os cuidados a casa das pessoas.
 
Dá a tua voz
Projeto da Associação Portuguesa de Doentes de Esclerosa Lateral Amiotrófica baseado em software, instalado em telemóveis, tablets ou computadores, que transforma texto em fala sintetizada.
 
O objetivo do projeto é dar voz às pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica, permitindo que estas mantenham a capacidade de comunicar no seu dia a dia, em todas as fases da doença e sensibilizar a comunidade para uma das consequências da doença na pessoa diagnosticada: deixar de comunicar.
 
Em linha com a sua política de responsabilidade social, preocupação com as comunidades em que está inserida e combate ao desperdício, a TEVA Portugal doou à Refood os excedentes alimentares preparados para o evento da entrega de Prémios