O Município de Aljustrel tem a decorrer o seu projeto de recolha seletiva de resíduos alimentares orgânicos provenientes da preparação de refeições em restaurantes, cantinas escolares e refeitórios de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e informa que em maio foram recolhidos 2420 kg, sendo que em junho este valor quase triplicou, tendo sido recolhidos 7060 kg.

Recorde-se que a primeira fase deste projeto arrancou, no entanto, em zonas piloto, dirigindo-se a produtores domésticos, abrangendo moradias uni e plurifamiliares e só depois se alargou a restaurantes, cantinas escolares e refeitórios. 

O objetivo é continuar a reduzir a quantidade de resíduos enviados pelo Município de Aljustrel para aterro, apostando-se na sustentabilidade ambiental, melhorando-se a pegada ecológica e contribuindo-se, à escala local, para a recolha seletiva.

O Município de Aljustrel, para a concretização deste intuito, adquiriu ainda duas viaturas elétricas adaptadas com equipamentos de deposição seletiva que percorrem todas as freguesias. Este projeto é financiado pelo Fundo Ambiental.