O Pavilhão Desportivo Municipal Dr. José de Sousa Pires, em São Brás de Alportel, recebe nos dias 6 e 7 de novembro um conjunto de iniciativas do projeto «+Desporto≠» da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.

Para a segunda-feira, 06 de novembro, está preparada uma sessão de demonstração e experimentação de Rugby em cadeira de rodas. A ação vai decorrer entre as 14h00 e as 16h00 e é dirigida a todos os utentes e profissionais do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul.

No dia 07, o Pavilhão Desportivo acolhe o I Torneio de Polybat da Zona Sul. O programa arranca, pelas 10h00, com uma demonstração e experimentação da modalidade que vai permitir aos participantes aprender as regras e as técnicas fundamentais de Polybat. O torneio vai decorrer entre as 12h00 e as 16h00 e é aberto a atletas com vários tipos de deficiência motora e paralisia cerebral e deficiência intelectual.

O programa é dirigido a pessoas com deficiência motora, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, técnicos de desporto da autarquia, professores de educação física e de ensino especial e ao público em geral e chega a São Brás de Alportel numa organização da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência com o apoio do Município de São Brás de Alportel, do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul e do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

O projeto foi concebido tendo como princípio base que a prática desportiva é um direito de todos os cidadãos independentemente da sua condição de deficiência ou grau de limitação.

O “+Desporto≠” é dirigido à população com mobilidade significativamente reduzida e tem como objetivo fomentar o aumento da oferta desportiva adequada a estas pessoas, através da implementação da modalidade de rugby em cadeira de rodas e polybat.

O projeto, de âmbito nacional, está a ser levado a cabo em articulação com Centros Médicos de Reabilitação, Clubes, Instituições, escolas e outras Federações de Modalidades, nas vertentes da divulgação e promoção das ações e levantamento de necessidades.

O “+Desporto≠” é cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.

Serão premiados com um kit de Polybat oferecido pelos “Jogos Santa Casa”, os clubes/instituições que conquistarem o primeiro lugar de cada divisão e, individualmente, com medalhas, os três primeiros classificados. Todos os participantes receberão certificados de participação com a respetiva classificação.

O programa, os regulamentos, os formulários para inscrições e informações adicionais podem ser consultados no seguinte endereço: http://www.fpdd.org/pt/mais-desporto-diferente-em-sao-bras-de-alportel.

 
Por: CM S. Brás de Alportel