Neste programa ambiental que identifica os municípios que se destacam num conjunto de critérios de sustentabilidade, Lagos posicionou-se em 11º lugar do ranking nacional e em 1º na região do Algarve. O excelente resultado obtido por Lagos no ECOXXI 2021 demonstra o trabalho contínuo do município na área da sustentabilidade ambiental, problemática urgente que tem sido uma das prioridades das estratégias da autarquia para uma proteção do Ambiente e da população.
Este ano, candidataram-se 58 municípios, uma das maiores participações registadas ao longo das 15 edições do programa. O Município de Lagos é um dos 18 municípios portugueses, que tem vindo a participar no ECO XXI desde o início deste Programa, em 2006. A participação neste projeto é voluntária, cabendo a cada município a decisão da apresentação da candidatura. A nível do Algarve, candidataram-se os municípios de Albufeira, Tavira e Vila do Bispo.
Através da análise de 21 indicadores de sustentabilidade ambiental local, foi avaliada a prestação do município em várias áreas, valorizando as que apresentam uma melhor performance e identificando as que necessitam de melhoria, com vista à construção de um desenvolvimento sustentável e uma melhor qualidade ambiental do município.
Em 2020, o município de Lagos, já tinha obtido o seu melhor resultado de sempre desde o início da candidatura ao projeto, com uma pontuação total de 78,5%, um crescimento significativo em relação à edição de 2019 (em que se obteve um resultado de 70,2%).
Em 2021, o resultado final foi de 77,3%. Este resultado corresponde a uma pontuação muito próxima da edição de 2020, e novamente um crescimento face à edição de 2019, altura em que o Município conseguiu situar-se, pela primeira vez, desde o início deste programa, em 2006, no escalão 70%-80%, sendo um dos melhores resultados de sempre da candidatura obtidos nos últimos 2 anos.
O município de Lagos foi também um dos 6 municípios premiados pelo projeto “O Mar começa aqui”, promovido pela ABAE, num total de 124 municípios, 474 escolas participantes e mais de 800 pinturas realizadas a nível nacional.
O projeto ECOXXI é promovido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e visa promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações dos municípios que mais apostam na sustentabilidade, incrementando a qualidade de vida da comunidade.