Teve ontem lugar, no auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, a cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Ideias de Negócio promovido no âmbito da 2.ª edição do projeto «Lagos Empreendedor»
A iniciativa distinguiu alunos finalistas da Escola Secundária Júlio Dantas que se candidataram ao concurso, bem como os vários intervenientes envolvidos no projeto em representação das entidades parceiras que formam o consórcio responsável pela sua dinamização (município de Lagos, Universidade do Algarve – CRIA e agrupamentos escolares de Lagos, neste caso, o Agrupamento de Escolas Júlio Dantas). 
 
No âmbito do concurso foram distinguidos com o prémio “Melhor Ideia de Negócio” os trabalhos dos alunos Rodrigo Silva (curso de Técnico Auxiliar de Saúde), Diogo Costa (curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) e Estevão Aguiar (curso de Técnico de Multimédia). Estes trabalhos de caráter prático correspondem ao Projeto de Aptidão Profissional (PAP), parâmetro de avaliação final dos cursos profissionais do ensino secundário que é submetido à apreciação de um júri e pretende aferir se o aluno adquiriu os conhecimentos e competências necessárias para exercer determinada profissão. Coube a Sandra Oliveira, vereadora responsável pela área do Empreendedorismo, proceder à entrega.
 
Os referidos três alunos receberam, igualmente, das mãos do Professor Doutor João Rodrigues, Vice-Reitor da Universidade do Algarve (UAlg), o prémio “Incubação Virtual UAlg”, o qual lhes proporciona acesso gratuito a três anos de incubação virtual na UALG, plataforma que os ajudará a implementar – se for essa a sua vontade - as respetivas ideias de negócio. Neste âmbito, terão direito a uma morada/sede de empresa e apoio em matérias relacionadas com a propriedade intelectual e o desenvolvimento do seu plano de negócio.
 
O aluno Rodrigo Silva viu, inclusivamente, a sua ideia de criação de uma empresa de apoio domiciliário distinguida com o prémio “Projeto Lagos Empreendedor”, entregue por Hugo Pereira, presidente da autarquia.
O prémio “Boas Práticas Educativas” foi entregue por Sara Coelho, vereadora com a área da educação, à Prof.ª Teresa Carmo, Subdiretora do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, que recebeu também, juntamente com a sua colega, a Prof.ª Ana Fernandes, o prémio de participação “Professor Lagos Empreendedor”, entregue por Susana Imaginário, técnica do CRIA.
Foram ainda atribuídos, pela técnica do CRIA Dina Santos, prémios de participação “Aluno Lagos Empreendedor” aos discentes envolvidos nesta edição do projeto, assim como distinguidos, pela sua participação ativa no projeto “Lagos Empreendedor”, a Câmara Municipal de Lagos, a Escola Secundária Júlio Dantas e a Universidade do Algarve, entidades que sustentam a parceria na qual se apoia o projeto. 
 
A sessão de boas-vindas contou com as presenças de Hugo Pereira, autarca anfitrião da cerimónia, do Professor Doutor João Rodrigues, Vice-reitor para a Transferência, Inovação e Universidade Digital da UALG, e da Prof.ª Teresa Carmo, subdiretora do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas. 
Na sua breve intervenção, Hugo Pereira destacou a importância do projeto “Lagos Empreendedor”, que considera um complemento ao plano curricular e uma ajuda para que os alunos se familiarizem com as exigências do mundo do trabalho e, mais facilmente, apliquem os conhecimentos teóricos sem ter medo de ser arrojados e de arriscar, sabendo conviver e lidar com as dificuldades. Recordando casos de sucesso do meio empresarial, e não só, o presidente da autarquia deixou uma mensagem motivacional, sublinhando que muitos deles só alcançaram esse sucesso e nível de excelência após muitas tentativas menos bem-sucedidas, superadas com trabalho e persistência.
 
Por seu turno, Teresa Carmo, endereçou, em nome do Agrupamento Júlio Dantas, uma palavra de especial apreço ao trabalho desenvolvido pelos alunos e pelos professores que os orientaram, considerando o projeto uma mais-valia para toda a comunidade escolar, já que, para além de ensinar os alunos a colocar em prática uma ideia de cariz empresarial, também confere à classe docente metodologias aplicáveis a outros domínios, envolvendo inclusivamente, as próprias famílias dos alunos e, por seu intermédio, a comunidade local.
João Rodrigues, Vice-reitor da UAlg, sublinhou a importância do empreendedorismo e da literacia financeira, que, sendo áreas de conhecimento distintas, estão ambas insuficientemente implementadas nas nossas escolas, o que mais relevante torna o projeto “Lagos Empreendedor” como exemplo de boa prática educativa. Para este responsável universitário, o empreendedorismo deve ser visto como uma ferramenta de âmbito transversal, não só aplicável à área empresarial e de negócios, como na área social e, inclusivamente, como recurso de capacitação para nos ajudar a ajudarmos o próximo nas nossas relações pessoais, familiares, sociais e laborais. 
 
Merece recordar que o projeto LAGOS EMPREENDEDOR já vai na sua 2.ª edição. A primeira foi lançada no ano letivo 2018/2019 e envolveu a participação de cinco turmas do ensino secundário da Escola Secundária Júlio Dantas, dando origem ao desenvolvimento de 67 ideias de negócio de diferentes áreas, dez das quais foram presentes a júri e avaliadas. Nesta segunda edição o projeto foi alargado ao Agrupamento de Escolas Gil Eanes, nele participando as duas escolas secundárias do concelho, o que permite abranger um universo de oito turmas, 125 alunos e respetivos professores. Os trabalhos dos alunos do Agrupamento Gil Eanes só no final do próximo ano letivo, quando estes terminarem o seu ciclo de estudos, serão apresentados e submetidos ao Concurso de Ideias de Negócio.
O “Lagos Empreendedor”, que está a decorrer até ao final do ano letivo 2024/2025, consiste num programa de educação para o empreendedorismo desenvolvido pelo CRIA (Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve), que procura estimular competências empreendedoras nos alunos do ensino secundário do concelho de Lagos, promovendo o empreendedorismo junto da comunidade educativa (alunos, pais e professores) e envolvendo ativamente os pais no percurso académico dos filhos e na cultura organizacional do estabelecimento escolar. Desenvolver e fornecer materiais pedagógicos de suporte à implementação da metodologia desenhada e capacitar os professores e o corpo diretivo para a implementação do projeto de educação para o empreendedorismo, são duas outras componentes do programa.
 
Nas sessões promovidas em contexto escolar são abordados, entre outros, conteúdos relacionados com as “Competências Empreendedoras”, o “Empreendedorismo Social”, “Surgimento da ideia de negócio”, “Passos para a criação de empresas”, “Propriedade intelectual” e o “Marketing e comunicação”.
Este projeto é uma das várias iniciativas previstas nas Grandes Opções do Plano do município de Lagos para promover o desenvolvimento económico do concelho e construir uma economia local diversificada, dinâmica, inovadora, capaz de gerar emprego, de disseminar o crescimento económico, de promover o empreendedorismo e de encontrar as melhores soluções de gestão dos recursos. Para além do estímulo ao empreendedorismo no concelho, a Câmara investiu em serviços municipais de suporte aos investidores e empreendedores, sendo exemplos disso o balcão de atendimento ESPAÇO EMPRESA, a Fábrica do Empreendedor e o COLAGOS, espaço de cowork (trabalho colaborativo) municipal.
 
Informação complementar:
Projetos de alunos do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas avaliados no âmbito da 2.ª edição do “Lagos Empreendedor” - Concurso de Ideias de Negócio:
  • Rodrigo Silva, aluno finalista do curso de Técnico Auxiliar de Saúde, desenvolveu, sob orientação da Profª Ana Fernandes, o projeto de criação de uma empresa de apoio ao domicílio – distinguido com os prémios “Melhor Ideia de Negócio”, “Projeto Lagos Empreendedor” e “Incubação Virtual UALG”
  • Tomás Rodrigues, aluno finalista do curso de Técnico Auxiliar de Saúde, desenvolveu, sob orientação da Profª Ana Fernandes, uma reflexão sobre a importância do Técnico Auxiliar de Saúde - prémio de participação “Aluno Lagos Empreendedor”
  • Diogo Candeias Pacheco Costa (aluno finalista do Curso Técnico Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) elaborou, sob orientação dos professores António Marreiros e Fernando Roças, o projeto “O rapto no castelo”, um jogo de 2D - distinguido com os prémios “Melhor Ideia de Negócio” e “Incubação Virtual UALG”
  • Tiago Roberto Vicente Martins (aluno finalista do Curso Técnico Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) desenvolveu, sob orientação do professor António Marreiros, uma aplicação Android que tem como objetivo ser uma ferramenta para os músicos, assim como um gestor de cifras - prémio de participação “Aluno Lagos Empreendedor”
  • Estevão Henrique Barreira de Aguiar (aluno finalista do Curso Profissional de Técnico de Multimédia) realizou, sob orientação do Prof. Vasco Trindade, o projeto de promoção do Colagos, espaço de cowork que é gerido pela (A)garra, Associação de Jovens de Lagos, onde o jovem aluno estagiou - distinguido com os prémios “Melhor Ideia de Negócio” e “Incubação Virtual UALG”
  • Miguel Silva (aluno finalista do curso profissional Técnico de Multimédia), desenvolveu, sob orientação do Prof. Vasco Trindade, o projeto “Academia Firmas” que consiste na criação de um canal de Youtube com tutoriais multimédia - prémio de participação “Aluno Lagos Empreendedor”
  • Rosita García-Salas (aluna finalista do Curso Profissional de Técnico de Multimédia) realizou a curta-metragem “Menos é mais”, sob orientação do Prof. Vasco Trindade - prémio de participação “Aluno Lagos Empreendedor”.
 
Por: CM Lagos