Esta candidatura visa a concretização de investimentos que contribuam para a mitigação das consequências das alterações climáticas, promovendo o aumento da segurança territorial e o reforço da resiliência face a eventos extremos de incidência local, nomeadamente os incêndios rurais. Para o efeito, foram identificados investimentos estratégicos que permitem reforçar a capacitação das entidades do concelho, dotando-as de meios materiais que asseguram uma atuação mais eficaz e eficiente na proteção de pessoas e bens.
No âmbito desta operação, os Bombeiros Voluntários de Moura irão receber um veículo ligeiro de combate a incêndios, enquanto o Serviço Municipal de Proteção Civil de Moura ficará equipado com um veículo de transporte de pessoal e um veículo de posto de comando operacional. A candidatura contempla ainda a aquisição de 44 equipamentos de proteção individual (EPI) destinados aos Bombeiros Voluntários de Moura, bem como de um equipamento de utilização coletiva (drone) para o Serviço Municipal de Proteção Civil. Estes equipamentos serão entregues após a conclusão do respetivo procedimento de aquisição.
Com este investimento, pretende-se promover a adaptação às alterações climáticas, a prevenção de riscos de catástrofe e o reforço da resiliência territorial, melhorando simultaneamente a capacidade de intervenção dos agentes de proteção civil. O objetivo passa também por aumentar o nível de preparação para a avaliação, antecipação e gestão de riscos, contribuindo para a proteção da população e do património local.
Outro dos propósitos desta operação é o aumento da eficiência da resposta operacional e a minimização de danos, salvaguardando vidas humanas e reduzindo perdas, quer através da diminuição da probabilidade de ocorrência de situações de risco, quer pela redução da exposição aos mesmos.
Os equipamentos serão adquiridos no âmbito do programa operacional Alentejo 2030, com um custo elegível aprovado de €275.494,00 e um fundo aprovado de €234.169,90 (FEDER).
CM Moura








