Partindo da nossa ideia base: a descentralização de recursos assente numa cultura de proximidade, pretendemos incluir no nosso plano de ação, um orçamento participativo específico para cada freguesia, afetando um valor que permita apresentar propostas dignas e estruturantes envolvendo as populações locais e dar uma maior dinâmica local com a promoção e criação de propostas, centradas na sua própria freguesia, havendo uma especial atenção para Olhos de Água, que não poderá ser penalizada pelos efeitos da agregação. Pretendemos ainda, seguindo o mesmo princípio, criar um Orçamento Participativo Escolar, com envolvência dos alunos e Conselhos Gerais de cada um dos agrupamentos escolares, em parceria com as associações de pais, sempre com o apoio e monotorização dos serviços da CMA.
Acreditamos nas pessoas e na sua capacidade de AGIR, em prol do seu concelho.
Outro aspeto importante que o candidato pretende levar a cabo é a promoção de vários concursos, em estreita colaboração com as freguesias, para a criação de quiosques com áreas bem definidas e em zonas onde faça sentido a sua existência. O quiosque deverá ter uma arquitetura emblemática com referência às nossas caraterísticas locais e regionais. A câmara terá um papel decisivo não só na promoção destes espaços como no próprio acompanhamento e gestão, pois o projeto prevê a criação de pequenos eventos na proximidade com o objetivo de criar mais e melhor economia. Assim, não só mobilizamos como potenciamos a economia local e, consequentemente, promovemos o emprego local.
Será criado também um mercado de artesões e de produtos locais e regionais numa zona nobre da cidade, que permita dar sucesso a quem explore esta atividade numa perspetiva de ação social e apoio às famílias mais carenciadas. Para o candidato do PS, Ricardo Clemente, em muitos casos de problemas de inserção social, o problema maior é o da não existência de trabalho ou uma atividade comercial que permita à família criar novos horizontes para a sua vida. Naturalmente que todo este trabalho será acompanhado e monitorizado pela autarquia e sempre numa perspetiva filosófica:
"Se deres um peixe a um homem com fome, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida." - LAO TSÉ
Por: PS Albufeira