«Autarca, deputado e dirigente local e regional do Partido Socialista, desde 1974 até 1999, Jorge Manuel Fernandes Valente faleceu no dia 9 de outubro de 2022, na Unidade de Faro do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, depois de uma longa vida dedicada às causas de Tavira e do Algarve.
Empresário, professor do ensino básico e advogado, profissão a que se dedicou plenamente após a retirada da vida política em 1999, Jorge Valente foi presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira e deputado na Assembleia Municipal e na Assembleia da República, entre 1995 e 1999, ficando associado à criação da freguesia de Cabanas de Tavira e à elevação á categoria de vila das povoações de Ferragudo (Lagoa), Alcantarilha (Silves), Santa Luzia e Luz (Tavira), entre outras.
Vereador dos pelouros da cultura, desporto, educação e juventude, sob a sua tutela regressaram ao Rio Gilão as tradicionais serenatas musicais dos anos 50 e as marchas voltaram a juntar na Praça da República milhares de tavirenses, dinamizando os bairros populares e animando os Santos Populares. Simultaneamente, floresceram algumas das associações culturais mais dinâmicas da cidade, como a Banda Musical de Tavira, a Casa das Artes de Tavira ou a Casa Museu Álvaro de Campos, inicialmente instalada no Palácio da Galeria. No domínio desportivo, sublinhe-se a criação do parque desportivo da Horta do Carmo, com a construção do Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho e o projeto das Piscinas Municipais. Nos tempos em que ainda se verificava uma participação reduzida das autarquias no domínio da educação, Jorge Valente pugnou pela criação dos transportes escolares, garantindo a acesso à educação a todos os jovens do concelho, independentemente do local de residência.
Como dirigente partidário, Jorge Valente esteve na criação das secções concelhias de Tavira do Partido Socialista e da Juventude Socialista, assumindo a presidência do PS Tavira até integrar o Secretariado da Federação Regional do Algarve, onde desempenhou as funções de secretário-geral entre 1995 e 1999.
Como dirigente associativo, foi sócio fundador da Rádio Gilão Tavira – Cooperativa de Radiodifusão Local, CRL e da Casa do Benfica de Tavira, tendo desempenhado as funções de Presidente da Assembleia Geral das duas organizações.
Nesta hora difícil, enviamos à família enlutada as nossas sentidas condolências».
O nosso jornal presta igualmente as mais sentidas condolências a todos os familiares, amigos e admiradores do trabalho de Jorge Valente.