Os participantes terão de apresentar certificado digital válido à entrada ou, em alternativa, terão de fazer teste COVID19 à entrada do recinto. O evento irá respeitar as regras de segurança sanitária da Direção Geral de Saúde, nomeadamente o distanciamento social, a utilização de máscara, a definição de circuitos de entradas e saídas do recinto e a disponibilização de álcool gel.
Os trabalhos começam na manhã de sábado com a intervenção do presidente do PS, Carlos César, ficando o encerramento dos trabalhos dessa manhã reservado a uma intervenção do Secretário-geral, António Costa. Irão usar da palavra também a Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, e o Presidente da Federação do Algarve e presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Luís Graça.
Eduardo Ferro Rodrigues abre os trabalhos após a interrupção para almoço, seguindo-se a apresentação e o debate das Moções Políticas de Orientação Nacional, que serão votadas a partir das 20h00, não estando prevista interrupção dos trabalhos para jantar.
No domingo, realiza-se a votação para a eleição dos órgãos nacionais e a apresentação das moções setoriais. O Secretário-geral, António Costa, encerra os trabalhos do 23º Congresso Nacional, com uma intervenção ao final da manhã.