O PSD emitiu um comunicado onde afirma que a «radioterapia em Espanha é aviltante para o Algarve e doentes de cancro».

«O PSD Algarve teve conhecimento, por várias fontes, de algo que custa a crer. Infelizmente, após algumas diligências e face a não ter sido desmentido pelo CHUA parece que a insólita notícia é verdadeira», escreveu o partido.

«A administração do CHUA (Centro Hospitalar do Algarve) abriu um concurso público internacional para contratar o serviço de radioterapia a ministrar aos doentes do Algarve e Alentejo que padecem de cancro», acrescentou.

«Sucede que o concurso terminou empatado e sem mais critérios para fixar o vencedor, recorreu-se a sorteio. Até aqui, nada de extraordinário». Segundo Cristóvão Norte, Presidente do PSD, «a empresa vencedora é uma empresa espanhola, de Sevilha, pelo que os nossos doentes, vulneráveis, indefesos, a travarem a batalha das suas vidas e, muitas vezes, a verem a vida a escapar-lhes lentamente das mãos, passarão a ser tratados, com os incómodos óbvios que a nossa imaginação alcança em Espanha. É o transporte, são as deslocações, é a barreira linguística, são muitas coisas a tornar a vida ainda mais difícil».

O PSD explica ainda que «o cariz trágico desta decisão tem mais que se lhe diga. O concorrente derrotado é nem mais nem menos uma clínica local, a qual é indissociável da Associação Oncológica do Algarve – paradoxalmente a associação que granjeou a admiração dos algarvios por, entre outras coisas, ter assegurado que os algarvios doentes de cancro podiam ser tratados no Algarve e não tinham que se deslocar para Lisboa».

O partido questiona: «Como é que o critério da distância não é central, a par das considerações técnicas, clínicas e de custo? Não há quem na administração se responsabilize e que elabore os cadernos de encargos de modo a evitar resultado tão desastroso e aviltante? O que vale no concurso o interesse dos doentes, a sua comodidade, a proximidade da língua e de um meio que lhe é familiar?»

«O PSD Algarve exige que esse concurso seja anulado e que se mantenha a radioterapia no Algarve», termina o partido político.