Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, magistrado, político e um dos fundadores do Partido Social Democrata no Algarve, para o qual fora convidado a entrar por Carlos Mota Pinto, que tinha sido seu professor em Coimbra, faleceu na noite passada Cristóvão Guerreiro Norte.

Parlamentar à Constituinte (1975), tendo sido o único deputado eleito pelos social-democratas a Sul do Tejo, entre os entre os 81 que o PPD/PSD elegeu nessas eleições, o mesmo foi ainda deputado à Assembleia da República, eleito nas listas do Algarve, pelo PPD/PSD, em 1976, 1979, 1980, 1983 e 1987.
Pai do atual deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo do Algarve, com o mesmo nome, Cristóvão Norte, apesar de presentemente estar afastado da política ativa, era ainda hoje uma das vozes mais importantes dos sociais-democratas algarvios. E a quem era reconhecido o papel importante que tivera na consolidação do regime democrático do nosso país e na defesa e afirmação dos superiores interesses do Algarve e dos algarvios.
Pelo seu contributo à Democracia Portuguesa, Cristóvão Norte ainda recentemente, em abril deste ano, fora agraciado com o título de Deputado Honorário da Assembleia da República, no âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa. Uma distinção de todo merecida pelo papel que teve na Assembleia Constituinte de 1975, na qual ajudou a criar a Constituição e a consolidar o regime democrático após a Revolução dos Cravos, tendo para a mesma sido eleito pelo círculo do Algarve e na qual a sua sólida formação académica, e reconhecida tenacidade, lhe valeu um lugar na importante Comissão Permanente, a qual juntava o núcleo duro dos pais da Constituição Portuguesa, respetivamente Jorge Miranda, Marcelo Rebelo de Sousa, Freitas do Amaral e Vital Moreira.
Entre os seus contributos para o Algarve, destacamos o impulso que Cristóvão Norte deu para a abertura da Universidade do Algarve; para a construção da Via do Infante e ainda, relativamente à terra de onde era natural, e que tanto amava, salientamos o facto do mesmo ter sido o autor do projecto-Lei que elevou a então aldeia de Almancil, sede de Freguesia, à categoria de Vila. E quanto ao seu contributo para o partido social-democrata, para além dos inúmeros cargos que desempenhou a nível regional e local, destacamos, o seu papel como impulsionador de uma das maiores festas nacionais do partido, a Festa do Pontal. A qual marca anualmente, em agosto, a rentrée política nacional.
A terminar, apesar do muito que havia ainda para dizer do homem e da sua obra, o PSD/Algarve quer desta forma publicamente expressar o seu pesar pelo falecimento de tão ilustre algarvio e endereçar a sua família, em particular aos dois filhos que deixa, Cristóvão Duarte Nunes Guerreiro Norte, atual deputado à Assembleia da República, e Maria Teresa Duarte Nunes Guerreiro Norte, e a viúva, Maria da Conceição Guerreiro Norte, os sentidos pêsames de toda a família social-democrata algarvia.

 

Por Comissão Política Distrital do PSD/Algarve