O PSD de Portimão vem expressar a sua profunda preocupação face à recente notícia, publicada hoje no jornal Público, que revela que 17 câmaras municipais, incluindo a de Portimão, ainda não iniciaram a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), arriscando assim penalizações severas, entre as quais ficar impedida de aceder a a fundos nacionais e europeus.
Esta situação é extremamente grave, dado que a revisão do PDM é fundamental para o ordenamento do território, gestão urbana e desenvolvimento sustentável do nosso município.
A ausência desta revisão do PDM poderá resultar inclusive em penalizações financeiras e, mais alarmante ainda, na inibição de acesso a fundos comunitários e nacionais, essenciais para o desenvolvimento de projetos estratégicos para Portimão.
Além disso, a falta de iniciativa e de planeamento por parte do executivo camarário é um reflexo de uma gestão ineficaz e pouco transparente. Esta falha coloca em risco o futuro ao nível do planeamento urbanístico e crescimento do Município fruto de políticas do território, mas, também, coloca em risco o futuro económico do nosso município, afetando diretamente a qualidade de vida dos portimonenses.
É imperativo que a Câmara Municipal de Portimão, liderada pelo Partido Socialista, tome medidas urgentes para iniciar a revisão do PDM, garantindo a participação ativa de todos os partidos políticos representados na Assembleia Municipal e assegurando um processo transparente e democrático.
Neste contexto, o PSD de Portimão gostaria também de reforçar que a recente demissão de Carlos Gouveia Martins da presidência da Comissão de Acompanhamento do PDM à Assembleia Municipal, em virtude de conhecidas intromissões do PS na gestão dos trabalhos da referida comissão, sendo mais um sinal claro da insatisfação crescente com a forma como o executivo e autarcas socialistas têm conduzido este processo de revisão do PDM, sem foco nem vontade de construir um processo democrático, participativo e sobretudo conclusivo para o Concelho ao nível das políticas do território.
O PSD de Portimão apela publicamente à Câmara Municipal de Portimão para que reveja a sua postura e inicie imediatamente o processo de revisão do PDM, evitando graves consequências para o município e garantindo assim um futuro próspero e sustentável para todos.
Por: PSD Portimão