Uma proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, que surpreendeu os vereadores da oposição do PSD, na medida em que propõe “que a Ex.ma Câmara Municipal delibere considerar, em sede de revisão do PDM Loulé, a afetação de um uso não industrial à área da antiga pedreira Matos da Picota.”
Recorde-se que foram os vereadores do PSD Loulé que alertaram o executivo liderado pelo socialista Vítor Aleixo, no dia 22/11/2021, sobre a intenção de instalação desta Unidade de Resíduos, e que sob proposta do PSD, na reunião da Assembleia Municipal de 03/12/2021, foi aprovada por unanimidade - com os votos favoráveis de todas as bancadas, incluindo a do Partido Socialista- a proposta de recomendação da suspensão provisória e a título preventivo do PDM. Consideramos que a medida proposta pelo executivo da Câmara não tem a firmeza que se exigia para travar a prossecução de uma atividade que pode vir a ser tão lesiva para a qualidade de vida das populações residentes.
Não percebemos, mesmo depois de ouvidas as explicações do Sr. Presidente, porque o executivo não acatou as recomendações emanadas de forma unânime pela Assembleia Municipal, e decidiu deliberar, em sede de revisão de um documento que tem sofrido atrasos temporais significativos, a afetação de um uso não industrial à área.
É que enquanto o PDM não é oficialmente revisto, esta deliberação não surte qualquer efeito. Já a suspensão do PDM teria efeitos imediatos, protegendo assim melhor o interesse das populações. Pese embora tudo o já exposto, os vereadores do PSD Loulé votaram favoravelmente esta medida, pois consideraram que era de extrema importância transmitir um sentido de unanimidade sobre o sentimento da Câmara Municipal a respeito deste projeto, entregando uma declaração de voto expressando o seu desagrado sobre a fraca firmeza da resposta do executivo liderado pelo socialista Vítor Aleixo.
Por: PSD