Face à entrevista, recentemente noticiada pelo Correio da Manhã, sobre as declarações do Presidente da Organização de Produtores - OlhãoPesca, que veio divulgar queixas relativas à falta de espaço para embarcações de pesca profissional,
devido à ocupação por pequenas embarcações de pesca lúdica/recreio e respectiva «fuga à lota».
 
O Partido Social Democrata de Quarteira, e dentro da sua contínua acção de defesa das gentes de Quarteira e da sua comunidade piscatória, vem elucidar para os seguintes pontos: Em 1999 deu-se a construção desta infraestrutura portuária, pensada para as embarcações dos pescadores de Quarteira, e na época, o seu tamanho era suficiente para albergar as existentes.
 
Após alguns anos, o Porto de Pesca de Quarteira, assistiu a uma grande afluência de embarcações vindas de outros portos do Algarve, nomeadamente de Olhão, devido à sua centralidade geográfica e por encontrar-se próximo de zonas importantes de pesca.
 
No entanto, alguns pescadores de Quarteira, aposentaram-se e face à busca de um reforço  para a sua pequena reforma, adquiriram pequenas embarcações legalizadas e cumpridoras dos seus deveres contributivos.
 
No seguimento, juntaram-se também pequenas embarcações lúdicas/recreio de munícipes e residentes do Concelho de Loulé, daí o elevado número destas embarcações no Porto de Pesca e com todo o direito.
 
O PSD Quarteira, considera que Miguel Cardoso, Presidente da OlhãoPesca, antes de vir para a comunicação social proferir algo sem coerência, deveria sim! defender alguns assuntos preocupantes como a melhoria das condições de segurança do Porto de Pesca de Quarteira e não o aumento do tráfego de embarcações de maior porte no seu interior, que coloca em causa, ainda mais a segurança dos pescadores.
 
O PSD Quarteira, reforça que em comunicados anteriores se tem batido por esta questão da melhorias das condições de segurança no interior do Porto de Pesca
 
 
Por: PSD Quarteira