O PSD/SBA tomou a iniciativa de lançar uma petição à Assembleia da República no sentido de defender o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul (CMR SUL), uma petição com o intuito de ser apartidária, sem o objetivo de retirar qualquer vantagem política do assunto, mas sim defender o CMR SUL e o interesse de todos os Sambrasenses uma vez que esta unidade é uma referência no Algarve e Baixo Alentejo e corre sérios riscos de se tornar mais um exemplo de deterioração até ao ponto de não retorno, pelo facto de terem sido identificados e denunciados vários constrangimentos ao regular funcionamento, desde 2013 até à presente data, desde a saída ou ausência de profissionais, falta de consumíveis, problemas na aquisição/disponibilização de medicamentos, falta de manutenção de equipamentos, entre muitos outros.
Esta petição surge assim para que o assunto possa, de uma vez por todas, ser discutido e resolvido na Assembleia da República.
Recentemente, a 13 de setembro, perante a saída de um médico daquela unidade, o CMR Sul optou por promover o encerramento do serviço ambulatório, dada a impossibilidade de o manter em funcionamento em paralelo com o número de internamentos existentes à altura, ou seja 40 dos 54 possíveis atendendo à capacidade instalada na unidade de internamento. Foram cerca de 30 utentes diários que ficaram sem resposta a acrescer a cerca de outros 30 que já tinham ficado sem resposta por inoperacionalidade de alguns equipamentos para os quais não foram asseguradas as necessárias manutenções.
Estas situações são do conhecimento da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, pois foram referidas na moção apresentada pelo PS/SBA, que foi aprovada por unanimidade (PS, PSD e CDU) na última assembleia municipal, a 26 de setembro de 2016, 12 dias uteis antes de termos avançado com esta petição.
É pois com estranheza que tomamos conhecimento da posição do executivo de São Brás de Alportel ao afirmar que a petição é “infundada” depois do próprio PS ter efetuado uma moção a “exigir o pleno funcionamento do CMR Sul” e “reiterar a exigência de criação de condições necessárias ao retomar do pleno funcionamento do CMR Sul, em prol da defesa dos utentes que, pelas suas situações de saúde a este têm de recorrer, e da defesa das condições de trabalho e motivação dos trabalhadores.”
O CRM Sul não é uma luta do PSD ou do PS, é uma luta dos Sambrasenses e a oportunidade desta petição é mais do que fundamentada. Por isso, da mesma forma que os eleitos do PSD/SBA na Assembleia Municipal deram o devido apoio à moção do PS a manifestar a preocupação e exigindo uma resolução perante os problemas do CRM Sul, esperávamos por parte do atual executivo que tomasse a mesma atitude de forma a fortalecer a unidade que todos devemos manter na defesa intrínseca dos interesses da população.
Neste sentido, aproveitamos esta oportunidade para convidar o senhor presidente Vítor Guerreiro e restante executivo a deixarem de lado as questões partidárias e manifestarem a sua solidariedade com esta petição subscrevendo-a para que, lado a lado, possamos todos lutar pela resolução de um problema que se arrasta há demasiado tempo. Temos que ser mais consequentes nas nossas manifestações de repúdio ao caminho que está a ser seguido, a situação é insustentável, não é possível esperar mais dois meses por medidas adicionais, quando já em março deste ano se afirmou que o CMR Sul tinha uma solução à vista e, chegados a outubro, a situação continua a agravar-se, algo que se vem arrastando desde 2013.
A verdade está à vista e o PSD como força política responsável, apenas fala verdade e centra as suas preocupações no bem-estar da população e correto funcionamento dos seus equipamentos coletivos. Lembramos ainda o resultado da fraca pressão exercida aquando da possibilidade de encerramento das urgências no Centro de Saúde de São Brás de Alportel que não conseguiram deter essa decisão que hoje obriga os Sambrasenses a terem de recorrer ao Centro de Saúde de Loulé esperando, muitas vezes, mais de 7/8h para serem atendidos como se tornou público na semana anterior.
Não queremos deixar a situação do CRM Sul chegar a um ponto sem retorno. É tempo de agir. Todos. Juntos, temos a obrigação de defender os interesses da população com unhas e dentes. O PSD de São Brás de Alportel está aqui para lutar por isso, podem ter a certeza!!!
Por Comissão Politica de Seção do PSD de São Brás de Alportel