Carlos Gouveia Martins questionou executivo socialista em Assembleia Municipal e PS desconhecia matéria, segundo avança o PSD em comunicado.
«O PSD de Portimão, conhecendo o contexto energético e ambiental atual, tem vindo a manifestar profunda preocupação e responsabilidade para a criação de estratégias para a descarbonização da atividade municipal. Com propostas aprovadas em sessões dos órgãos autárquicos locais, como o Plano Municipal de Mobilidade Suave, existe um vasto conjunto de propostas refletidas no programa eleitoral que o PSD levou a votos nas recentes eleições autárquicas», escreve em comunicado o partido. 
 
«O PS, ano após ano a marcar passo nestas temáticas, encostou-se novamente a algumas referências esporádicas num caderno eleitoral vazio de estratégia e cheio de frases feitas e fotocópias de 2017 e 2013 que ficaram por cumprir (incumpriu o mesmo PS). Meses depois das eleições de 2021, o mesmo silêncio do PS», continua. 
 
O PSD, por seu lado, «continua consciente de que há muito trabalho a fazer. Dessa forma, questionou a bancada municipal do PSD o executivo socialista sobre a existência e possível disponibilização do Plano Municipal de Ação para a Eficiência Energética e Sustentabilidade ou mesmo um documento equivalente. Aliás, este compromisso municipal já está a ser feito e trabalhado por vários outros municípios. Com espanto, tristeza e preocupação o PSD ouviu o silêncio, o desconhecimento e o vazio do PS sobre uma matéria fundamental atualmente. “Em pleno 2022 e com metas energéticas a atingir já em 2030 a nível nacional, perceber que estamos em Portimão no ponto zero é preocupante” afirma Carlos Gouveia Martins, presidente do PSD e líder de bancada municipal, concluindo que 'A transição energética para quem nos governa em Portimão aparenta resumir-se apenas à substituição tardia e pontual de sistemas de iluminação obsoletos por sistemas LED'», reforça o partido. 
 
Afirma o PSD de Portimão «que o Município não deve ficar à espera de que o Governo diga o que devemos fazer. “Não podemos esperar que a transição energética fique a cargo unicamente de privados e há trabalho que o Município pode e deve fazer. Nesse sentido, e continuando a fazer política pela positiva o PSD e com muito mais ideias que este PS esgotado e parado, apresentaremos várias propostas a implementar no concelho com o objetivo de tornar Portimão mais sustentável em termos energéticos e também hídricos, reduzindo custos, dinamizando a economia e beneficiando o ambiente.” Refere Carlos Gouveia Martins».
 
Por fim, deixa um aviso: «O PSD de Portimão informa que fará o que o PS deveria fazer e, nos próximos dias, remeterá à Câmara Municipal, tornando público, um conjunto de ideias para que o executivo liderado por Isilda Gomes comece a fazer algo e deixe de estar na estaca zero e vazio de ideias como nos habituou».