A PSP deteve na terça-feira, em Olhão, no distrito de Faro, um homem suspeito por posse ilegal e tráfico de armas, apreendendo 15 armas de fogo, milhares de munições e 13 mil euros, foi hoje anunciado.

A detenção do suspeito, com 49 anos, resultou de uma investigação de cerca de seis meses, coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Faro, relacionada com tráfico, mediação e detenção ilegal de armas e munições, indicou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado.

A operação policial, designada “Magazine”, culminou na terça-feira com a execução de três mandados de busca e apreensão no concelho algarvio de Olhão.

Durante a intervenção foram apreendidas seis pistolas, cinco revólveres, duas espingardas de canos serrados, uma arma de pressão de ar, uma arma de alarme, uma faca de abertura automática, um bastão extensível, um silenciador, um cano de espingarda, 13 carregadores e um tambor de revólver, especificou a polícia.

Foram ainda apreendidas 11.741 munições de diversos calibres, 13 mil euros e um telemóvel.

Segundo a PSP, o detido, de nacionalidade portuguesa, vai ser ouvido hoje em primeiro interrogatório judicial para a aplicação de eventuais medidas de coação.

A polícia explicou que esta investigação teve origem num processo de tráfico, mediação e transformação de armas de fogo, que culminou em março de 2024, na operação “Bala Perdida II”.

Na altura foram detidas 14 pessoas e apreendidas 107 armas de fogo, mais de 18 mil munições de vários calibres e diverso material relacionado com a atividade, refere a PSP.

“A PSP está convicta que com esta investigação, com intensa recolha de prova, e com a execução desta ação disruptiva, conseguiu cessar com esta atividade ilícita”, conclui a nota policial.

 

Lusa