Esta tem sido uma forte preocupação do município de São Brás de Alportel que todos os anos se esforça por manter o nível de qualidade da água que chega diariamente à população.
A Câmara Municipal de São Brás de Alportel garante permanentemente a qualidade da água de abastecimento contando, para isso, com um conjunto de elementos essenciais que visam o cumprimento integral da Norma da Qualidade da Água de Abastecimento para Consumo Humano, segundo o Decreto-Lei n.º 306/2007 de 27 de agosto.
Através de diversos recursos materiais, tecnológicos, operacionais e humanos, a autarquia tem procurado trabalhar no sentido de criar as condições necessárias para elaborar com sucesso o Plano de Controlo de Qualidade da Água (PCQA), no âmbito do qual são realizadas análises trimestrais regulares à água consumida no concelho, por laboratórios credenciados.
Os resultados obtidos nestas análises garantem que a água do Sistema de Distribuição de Água no concelho se encontra em conformidade com as normas definidas, assegurando que a água que se bebe e utiliza em São Brás de Alportel é de boa qualidade. Estes resultados são posteriormente afixados em local próprio no edifício da Câmara Municipal e publicados no sítio do município, em www.cm-sbras.pt, para consulta e divulgação.
O reconhecimento da qualidade da água no concelho são-brasense já tinha sido alcançado em novembro do ano passado, quando o município foi distinguido com o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
Para além da água de consumo humano, são ainda elaboradas outras análises a pensar na qualidade dos serviços prestados à comunidade, integradas num conjunto de boas práticas que o município preza em desenvolver, como é exemplo os alimentos servidos nos refeitórios das escolas do concelho. Com estas medidas, a autarquia pretende dar continuidade a uma estratégia que se define em função do bem-estar e da qualidade de vida da população.
Por CM São Brás de Alportel