Os critérios definidos pela entidade para 2021 basearam-se em parâmetros de qualidade de água “excelente” nas últimas cinco épocas balneares (2016-2020); análises realizadas na última época balnear com resultados melhores do que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa a águas balneares; e não ter decorrido qualquer tipo de ocorrência/aviso de desaconselhamento de prática balnear, proibição da prática balnear e/ou interdição temporária da praia.
Esta distinção vem juntar-se à atribuição da Bandeira Azul 2021 às praias da Luz, Porto de Mós, D. Ana e Meia Praia. A Bandeira Azul, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias, fluviais e costeiras, que cumpram um conjunto de critérios como “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.
Também para este ano, no âmbito da candidatura ao programa “Praia Saudável”, a Praia da Luz terá disponível a “Cadeira Anfíbia”, um equipamento que permite a utentes com mobilidade reduzida usufruírem desta zona balnear com toda a segurança e conforto. À semelhança de 2020, esta candidatura prevê também a disponibilização de cinzeiros de praia de forma a combater a poluição dos areais e águas. O programa “Praia Saudável” resulta de um protocolo de Cooperação assinado entre a Fundação Vodafone Portugal, a Autoridade Marítima Nacional, a Associação Portuguesa do Ambiente, o Instituto de Conservação da Natureza e a Associação Bandeira Azul da Europa.
Por: CM Lagos