Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia, disse, em declarações ao nosso jornal, que ”o objetivo é reforçar a marca de Quarteira”. Esta mascote pretende “chegar a todas as idades, mas principalmente aos mais pequenos, pois são eles o nosso futuro e são os que mais devemos motivar e sensibilizar, tanto no que respeita aos desafios que enfrentamos no mundo em que vivemos, como para aprenderem um pouco mais sobre a nossa freguesia, os nossos valores, história, tradição e boas práticas”.
O autarca revelou ainda que “a escolha deste molusco marinho, para representar a freguesia foi fácil. O Polvo é a espécie mais transacionada em Quarteira, em termos de valor, e como tal uma iguaria de referência na gastronomia local”.
A personagem Octávio vai funcionar como um interlocutor que irá interagir com os habitantes e turistas da Freguesia, capaz de passar os valores de Quarteira, de uma forma lúdica, descontraída e amigável. Segundo o edil de Quarteira, os habitantes “estão contentes com esta novidade”.
Octávio, o Polvo de Quarteira, chega à Freguesia para demonstrar que é sempre possível aprender, crescer, evoluir e dar o melhor de cada um de nós, em todas as etapas da nossa vida. O Octávio pretende ser um exemplo para toda a comunidade.
O nascimento desta mascote, vem com uma outra novidade: a Junta de Freguesia de Quarteira, lança o primeiro livro de uma coleção de aventuras, que o Octávio irá partilhar com a sua melhor amiga, a Valentina. “A Ânfora da Amizade”, estará disponível em português e inglês e será distribuído nas bibliotecas das escolas da freguesia.
“A importância dos livros, no desenvolvimento das crianças, não só em termos culturais, como emocionais e sociais, é crucial. As 'Aventuras do Octávio', serão um grande elo de aproximação entre pais e filhos, educadores e professores, e servirão como ferramenta para o diálogo, aprendizagem, além de poderem proporcionar, momentos únicos de carinho, afeto e troca”, frisa o Presidente.
No início do ano 2023, as "Aventuras do Octávio" também estarão disponíveis para venda ao público em geral, nas instalações da Junta de Freguesia.