Quarteira está a dar um passo firme rumo à sustentabilidade. No dia 29 de julho, foi inaugurado o novo Sistema de Reaproveitamento de Água das Piscinas Municipais — uma solução inteligente que permitirá recuperar, em média, 35 metros cúbicos de água por dia, anteriormente desperdiçados.

A cerimónia contou com a presença da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do Presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, que destacou o simbolismo deste projeto:

“É uma pequena obra, mas com um grande significado. Prova de que pequenas intervenções, com baixo custo, podem fazer a diferença na adaptação às alterações climáticas.”

A água reaproveitada será canalizada para a rega do Estádio Municipal, jardins urbanos e para a lavagem das ruas da cidade. Para isso, foram construídos dois novos reservatórios junto às piscinas, permitindo o transporte da água por gravidade, reduzindo também o consumo energético.

Este projeto, com um investimento de cerca de 70 mil euros, insere-se na estratégia de circularidade da água da Rede CApt2, da qual Loulé faz parte — uma rede de municípios comprometidos com soluções sustentáveis. A mesma abordagem já está em curso em Guimarães.

A Ministra destacou a importância deste tipo de iniciativas, sublinhando que:

“Não faz sentido investir numa dessalinizadora se depois perdemos ou não reutilizamos água. Projetos como este são fundamentais para garantir a sustentabilidade hídrica do Algarve.”

Durante a visita, Maria da Graça Carvalho passou ainda pela ETAR de Vilamoura, onde decorre um outro projeto-piloto de reutilização de água tratada para usos não potáveis, como a rega de campos de golfe e espaços verdes.

Com passos firmes e soluções concretas, o concelho de Loulé volta a posicionar-se como referência nacional na resposta à escassez hídrica.