Na próxima quarta-feira, 5 de novembro, realiza-se a iniciativa A TERRA TREME - Exercício Nacional Público de Sensibilização, para assinalar o Dia Mundial de Sensibilização para Risco de Tsunami.

Pelas 11h05, decorre em Quarteira um exercício à escala real, com o cenário de sismo seguido de tsunami, onde serão ativadas as 7 torres sonoras existentes na freguesia, e no qual a comunidade é convidada a participar.

Após a ativação das sirenes com a mensagem de exercício de alerta de tsunami, a população deve dirigir-se ao Ponto de Encontro mais próximo (existem 13 na freguesia), seguindo a sinalética referente às rotas de evacuação existentes.

No Ponto de Encontro estará um elemento da Proteção Civil Municipal, que efetuará o registo dos cidadãos participantes, sendo o principal objetivo deste exercício envolver o maior número de pessoas e, por outro lado, testar os procedimentos dos vários agentes de Proteção Civil e o sistema de aviso e alerta no patamar municipal. Individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem, todos as pessoas deverão participar.

BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR são os três gestos que melhor respondem em caso de sismo e que serão testados neste dia em que A TERRA TREME.

O exercício é enquadrado na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030 (Estratégia 2030), no âmbito da resolução nº 160/2017 de 30 de outubro do Conselho de Ministros de 2021, a qual estipula que os municípios devem promover a elaboração de Planos de Evacuação devido a tsunamis nas zonas costeiras, assim como instalar a respetiva sinalética.

O Dia Mundial de Sensibilização para Risco de Tsunami foi instituído em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU) na sequência do primeiro grande desastre natural do século XXI, causado pelo tsunami de 2004, no Oceano Índico, que afetou 14 países e vitimou cerca de 230.000 pessoas.

“Participe e prepare-se, pois todos somos Proteção Civil!”.