Faltam dois dias para o encerramento definitivo das inscrições para La Leyenda de Tartessos by BH e nomes de destaque que começarão no dia 2 de fevereiro em Cartaya não param de ser conhecidos.

E não serão os últimos. Alguns que repetem a grande experiência do ano passado e outros que chegam novos para desfrutar de enclaves espetaculares como a bela vila piscatória de El Rompido, as margens do Guadiana que abraçam Portugal junto ao cais do Porto de La Laja, zonas mineiras nos arredores de Valverde del Camino, a Via Verde del Río Tinto que evoca o planeta Marte e muitos outros.

É o caso de dois dos melhores ciclistas do pelotão dos anos 90 e 2000, Manuel 'Triki' Beltrán e Paco Mancebo de Jaén, e de um campeão mundial de triatlo Iván Raña. Os três, como já aconteceu em 2022, vão recomeçar a temporada na corrida de Huelva. A eles se junta Pilar Núñez, atual campeã espanhola da M40.

O galego Iván Raña, membro da chamada 'Triarmada' juntamente com Mario Mola e Javier Gómez Noya, comemorou em novembro passado duas décadas desde que se proclamou campeão mundial de triatlo em 2002, mantendo-se vice-campeão nas duas edições seguintes. Bicampeão europeu nesta modalidade, foi campeão mundial de aquatlo, especialidade que reúne natação e atletismo, e diploma olímpico em Sydney 2000 e Pequim 2008, terminando em quinto lugar em ambas as provas. Na primeira edição de La Leyenda de Tartessos ele deu sinais de ser incombustível.

Manuel ‘Triki’ Beltrán chegará a Huelva depois de ter desempenhado um papel magnífico no Titan Desert Arabia Saudita, onde terminou na oitava posição, prova disso é outro dos ciclistas que estará em Huelva, David Valero da BH Coloma Team de Bastetano. O jaenense foi companheiro de Olano em Banesto e Armstrong, nas últimas três Voltas à França.

Paco Mancebo, natural de Ávila, que atualmente joga pela equipa japonesa do Matrix Powertag, voltará a jogar La Leyenda de Tartessos by BH aos 46 anos. Campeão da Espanha em 2004 e vencedor do japonês Oita Classic no ano passado, terminou na nona posição no LLDT 22.

Pilar Núñez chega a Huelva com a vitola de ter-se proclamado campeã do Master 40 de Espanha no passado mês de outubro, na localidade almeriana de Huércal Overa. O murciano foi vice-campeão do XCO em 2021, após vencer um ano antes. Ele não sai do pódio desde 2019 na luta contra o relógio.

Raña, Triki, Mancebo e Núñez juntam-se a um pelotão que incluirá também a BH Coloma Team, liderada por Carlos Coloma e que patrocina a próxima edição da La Leyenda de Tartessos by BH, como número 1 da classificação UCI em MTB, David Valero, juntamente com Pablo Rodríguez, Natalia Fischer e Rocío del Alba García; DMT Racing Team de Marconi, com o ex-campeão mundial Tiago Ferreira; o campeão nacional eslovaco, Tomas Visnovsky; o número 1 do Chipre, Andreas Miltiadis, que conquistou a etapa rainha da LLDT em 2022, entre outros; o grupo comandado por Juan Pedro Trujillo, a nova equipe de Víctor Fernández ou triatletas como Emilio Martín e Juan Bautista Castilla 'Chamba'.

Destaque especial merece a participação feminina que, ao seu grande número de mulheres participantes, se juntará à Fundação Biela by WEB para, além de concorrer, levantar a voz por uma causa solidária. Uma de suas fundadoras, Almudena 'Mude' Rodríguez, correrá com a camisa desta fundação, juntamente com Luisa Cuenco 'Tungui', Ana Belén Báñez, Ana Sánchez, Beatriz Gallego, Fabiola Muñoz, Rocío Martín e Míriam Benítez.

La Leyenda de Tartessos by BH, na categoria Maratona .S2 BTT do calendário UCI, estão abertas as inscrições até 15 de janeiro, tanto para as modalidades cheia como meia. Todas as informações desta nomeação podem ser encontradas na web www.laleyendadetartessos.com.