Reumatologistas portugueses em destaque em Londres

A reumatologista portuguesa Raquel Campanilho Marques acaba de receber uma das mais prestigiadas distinções internacionais da especialidade no decorrer do Congresso Anual da Liga Europeia contra as Doenças Reumáticas (EULAR 2016), o maior evento internacional da área que decorre até 11 de junho em Londres.

Selecionada de entre 4.300 estudos candidatos, a pesquisa de Raquel Campanilho Marques foi premiada a par com outros cinco trabalhos conduzidos por profissionais da Holanda, Inglaterra e Alemanha.

A investigação da reumatologista portuguesa, desenvolvida em Londres,  é uma das maiores já realizadas explorando a eficácia e a segurança de uma terapêutica que recorre à utilização de antagonistas do fator de necrose tumoral (anti-TNF)) num grande grupo de doentes com dermatomiosite juvenil – uma doença rara mas grave que afeta quer a pele quer os músculos. O estudo envolveu 66 doentes com dermatomiosite juvenil ativamente tratados com agentes anti-TNF durante um período médio de 2.76 anos, revelando que tanto os músculos como a pele parecem melhorar após a terapêutica.

Esta é também a primeira vez que um reumatologista português lidera o programa científico do congresso anual da EULAR. João Eurico Cabral da Fonseca – Reumatologista do Serviço de Reumatologia do Hospital de Santa Maria, Professor de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, estruturas integradas no Centro Académico de Medicina de Lisboa –  preside à comissão científica do EULAR.

No EULAR 2016, a presença de reumatologistas portugueses destaca-se ainda com a distinção de 22 especialistas para apresentações orais e participações em mesas redondas no congresso que inclui 14.000 profissionais de saúde de 120 países.

 

Por: BDC