A Seleção Nacional Feminina competiu este sábado em nova etapa da Taça de Espanha, inserida no VI Trofeo Femenino Ayuntamiento de Estella, em Estella-Lizarra.
Raquel Dias e Marta Esteves foram as melhores portuguesas em prova.
 
Entre as juniores, que percorreram, juntamente com masters, 78 quilómetros marcados por três contagens de montanha, Raquel Dias terminou na oitava posição, inserida no grupo que chegou atrás da vencedora, a 1m46s. Maria Constança Marques foi 14.ª, a 4m43s, Bruna Gonçalves 19.ª, a 6m03, tal como Rita Tanganho, 32.ª. Daniela Simão chegou pouco depois, a 6m10s, e foi 39.ª.
 
“Continuamos a progredir e a competir ao nível das melhores. Numa corrida muito competitiva, a líder da Taça de Espanha chegou isolada, mas a Raquel Dias chegou integrada no grupo seguinte de nove atletas. Fizemos uma grande corrida e todas conseguiram um bom resultado”, destaca o selecionador nacional.
 
Já nas cadetes, que correram um percurso de 40,4 quilómetros, maioritariamente plano, tendo apenas uma contagem de montanha de terceira categoria a 12 quilómetros da meta, Marta Esteves esteve em plano de evidência ao terminar na 10.ª posição, a 34 segundos da líder. Juliana Teixeira chegou a 1m46s, em 53.ª.
 
“As cadetes fizeram uma corrida espetacular, numa prova dura, marcada por calor e uma subida final difícil. Cumpriram tudo a nível tático e estratégico, com inteligência, e conseguiram um bom resultado. Provaram que temos atletas de muita qualidade. Fiquei muito contente”, analisa José Luís Algarra.
 
Esta foi a quarta saída a Espanha da Seleção Feminina em 2024, depois das participações na Taça de Espanha, em março, no Prémio de Ciclismo San Isidro - Troféu Blanco Villar e no Trofeo Concello de Carballo, ambas em maio.
 
 
 
Por: fpciclismo