O Centro Hospitalar do Algarve associa-se no próximo dia 31 de março às iniciativas que decorrem por todo o país no âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC. À semelhança dos anos anteriores, uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde volta a promover várias ações dirigidas à população.

Entre as 8h00 e as 16h00, quem passar pelo Mercado Municipal de Faro vai ter a oportunidade de realizar, gratuitamente, rastreios à glicemia e colesterol, avaliar o seu índice de massa corporal e o perímetro abdominal ou ainda medir a tensão arterial, dados que permitirão aos técnicos de saúde efetuar uma avaliação de risco de AVC e proporcionar todo o aconselhamento aos utentes.

A ação no Mercado Municipal contempla ainda uma área dedicada à prevenção, onde os profissionais de saúde disponibilizam, de forma personalizada, informação sobre a importância da alimentação saudável e do exercício físico.

Às 15:00 horas está agendada uma sessão clínica com várias palestras sobre a temática do AVC. Abertas à participação da comunidade, as palestras decorrem no auditório do CHAlgarve – Faro e, na sessão de abertura, contam com a presença do Presidente da ARS Algarve, João Moura Reis, do Presidente do Conselho de Administração do CHAlgarve, Joaquim Ramalho, do Enfermeiro-Diretor, Nuno Murcho, e da médica Ana Lopes, em representação da Direção Clínica.

As palestras ficam a cargo da coordenadora da Unidade de AVC do CHAlgarve, Fátima Firmino, que fará uma abordagem geral sobre a patologia, assim como dos médicos Ana Paula Fidalgo e Luís Malaia, da enfermeira Ana Lúcia Santos, da dietista Ana Silva, pelo CHAlgarve, e do técnico de Educação Física da Câmara Municipal de Faro, Bruno Batista, que farão uma abordagem mais específica de cada área (ver programa em anexo).

Estas iniciativas integraram o calendário nacional das ações desenvolvidas pela Sociedade Portuguesa de AVC e contam com o apoio do Mercado Municipal de Faro, da ARS Algarve e do CHAlgarve.

 

Por CHAlgarve