Os registos indicam que o animal frequentou as águas da reserva marinha Luiz Saldanha junto à serra da Arrábida no início de agosto do ano passado, por onde andou durante quase uma semana.

David Abecassis, investigador do CCMAR-Algarve e da Universidade do Algarve, revela que registos de peixes destas dimensões “são pouco habituais, sendo esta a primeira naquela área” e que são um “ótimo contributo para o estudo desta espécie e das suas migrações”. O biólogo destaca que estes registos confirmam a importância destas redes de monitorização, como a European Tracking Network, para o conhecimento global dos mares e a partilha de informação entre especialistas de várias instituições mundiais. 

A Galeria Municipal João Bailote acolheu na passada sexta-feira, dia 4, a abertura do programa “Sophia Estudante 2022”, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso e da diretora regional da Cultura do Algarve, Adriana Nogueira. Presentes ainda Graça Lobo, autora do primeiro projeto de cinema e educação, desenvolvido no país e muito em especial no Algarve, há mais de 20 anos, e Isa Catarina Mateus, vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes e delegada do Comité Executivo da Federação Internacional de Cineclubes.

José Carlos Rolo frisou que o futuro do cinema português reside nos jovens que se encontram a concurso no âmbito dos Prémios Sophia Estudante e mostrou-se satisfeito pelo facto de Albufeira estar a acolher este certame. O produtor Paulo Trancoso corroborou estas palavras, notando que a concurso se encontram 89 “curtas” e enalteceu o papel da Etic-Algarve e da Universidade do Algarve (a primeira escola no que concerne ao design — foram os premiados deste ano — e a segunda, quanto aos formadores das oficinas que estão a decorrer ao longo desta semana, dedicadas aos mais jovens, nomeadamente, “O cinematógrafo nas tuas mãos” e “Oficina de Animação: Pixilação”). Adriana Nogueira lembrou, por seu turno, as diversas ações que têm vindo a ser encetadas, com êxito, na região, no campo do cinema, mostrando-se muito agradada pelo facto de Albufeira ter captado este programa. De seguida, foi inaugurada a Exposição com todos os cartazes a concurso na categoria de “Melhor Cartaz - Sophia Estudante 2022”, a qual fica patente até próximo ao dia 13. No fim de semana que se seguiu, dias 5 e 6, decorreram dois ciclos de projeções no âmbito das “Sessões Gerador – Descobre o teu interior”.

Refira-se que na próxima sexta-feira, 11 de março, a primeira sessão de filmes nomeados aos Prémios Sophia Estudante 2022 terá lugar às 17h20, antecedida por uma sessão de boas vindas (17h00) por José Carlos Rolo e Paulo Trancoso. Às 21h30 será exibido o filme “Rapariga com Brinco de Pérola” de Peter Webber (1h40m), para maiores de 12 anos de idade, seguido de um momento de diálogo entre o realizar inglês e o público.

No sábado, dia 12 março, Peter Webber volta a estar na ribalta, com uma ‘masterclass’, quando forem 10h00 e cerca de uma hora depois (11h35) haverá um debate com diversos realizadores portugueses, nomeadamente: Diogo Varela Silva, João Nuno Pinto, Margarida Gil, Sérgio Graciano e Tiago Guedes. Às 14h30, a tela volta a descer, para a segunda sessão de filmes nomeados.  Depois de uma pausa destinada a café e em plena passadeira vermelha, vai decorrer um momento para conhecer e fotografar realizadores, atores e participantes dos Prémios Sophia Estudante 2022. A terceira sessão dos filmes nomeados arranca às 17h00.

A manhã de domingo começa às 11h00 com uma conferência a cargo de Carlos Alberto Henriques, intitulada “O Cinema do Futuro” e às 15h00, então terá lugar a tão esperada “Cerimónia de Entrega dos Prémios”. Para as 16h30 está marcado o visionamento dos filmes vencedores. Em todas estes momentos, a entrada é livre, de acordo com a lotação da sala.