para liderar os destinos da estrutura Concelhia de Lagos da Juventude Social Democrata, para os próximos dois anos. Os órgãos Concelhios foram ambos eleitos por unanimidade, tendo o processo eleitoral sido liderado pela Mesa do Conselho Distrital da JSD Distrital Algarve, devido à inatividade da concelhia desde 2017.
A Comissão Política de Concelhia é novamente liderada por Tiago Mateus, de 27 anos, licenciado em economia e Secretário-Geral da JSD/Algarve que conta com muitas caras novas na sua equipa. João Campos é o seu Vice-Presidente e tem Diogo Rita como Secretário-Geral. Sendo a lista completada por Carmen Búzio dos Reis e Sofia Matias enquanto vogais. Já a Mesa do Plenário Concelhio é liderada por João Santos, tendo como Vice-Presidente Frederico Rosa e Secretário Tomé Reis.
Tiago Mateus diz estar “bastante satisfeito pelo sentimento de dever cumprido, para com os militantes de Lagos, que sempre confiaram em mim e para com a Comissão Política Distrital da JSD/Algarve que vê as suas estruturas a crescer. Esta equipa está bastante motivada e pronta para os desafios a que se propôs, queremos ser a voz da juventude em Lagos e iremos trabalhar para conseguir cumprir esse desígnio e não só. Apresentamos um manifesto eleitoral em que assumimos um compromisso difícil, mas a vontade de pensar, debater e apresentar propostas é tanta que fico muito feliz por estar hoje novamente à frente da estrutura local da JSD com militantes com tanta capacidade e qualidade”.
No Manifesto apresentado a JSD/Lagos traça as linhas gerais que guiarão os dois anos de mandato desta equipa, baseada em dois pilares motores da sua ação política: “Que concelho queremos ter em 2050” e “Que medidas poderão ser postas em prática “hoje” para atingirmos os objetivos e cumprir com o projeto político que queremos para o futuro do nosso concelho”. Nele são apresentados seis eixos temáticos que serão parte integrante da discussão e do trabalho da JSD/Lagos, são eles: Formação, Ambiente, Cultura, Habitação, Emprego e um Concelho além do Sol e da Praia. Para terminar, a equipa diz não faltar à chamada para trazer uma “política de longo-prazo e com visão no futuro para o concelho de Lagos”.
Para demonstrar que estão prontos a trabalhar, a JSD/Lagos está já a organizar, para o próximo dia 24 de agosto, uma sessão de formação sobre os órgãos autárquicos (Assembleia de Freguesia, Assembleia Municipal e Câmara Municipal). Esta sessão será aberta a toda a comunidade jovem lacobrigense e algarvia. A formação decorrerá na sede do PSD Lagos e contará com figuras de relevo do panorama político local e distrital como José Valentim Rosado e Gilberto Viegas, antigos presidentes de câmara de Lagos e Vila do Bispo, respetivamente, ou Carlos Gouveia Martins, atual líder do PSD Portimão e ex-líder da JSD/Algarve. Em breve irá ser divulgado o programa da formação nas redes sociais da JSD/Lagos.
Foto:Equipa JSD/Lagos no dia da eleição, com Presidente PSD/Lagos e Presidente da Mesa do Conselho Distrital da JSD/Algarve (esquerda para direita: João Santos, João Campos, Tiago Mateus, Pedro Moreira, Diogo Rita e Miguel Encarnação)