Chama-se “ATGO - Gestão de Atividade” e é uma aplicação para telemóveis (app) que permite aos trabalhadores por conta própria gerirem os dados fiscais da sua atividade profissional, tendo sido lançada este mês pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Significa isto que os trabalhadores independentes, onde se inclui quem presta serviços a recibos verdes, poderão classificar as despesas profissionais através da aplicação, bem como emitir faturas, anular documentos ou mesmo consultar informações estatísticas sobre a sua atividade.
Segundo escreve o Público, a app permite acompanhar, através de um gráfico, a evolução mensal dos rendimentos do trabalho ao longo do ano e comparar com o valor do ano anterior, mês a mês.
A página apresenta o valor total dos rendimentos obtidos até esse momento, quanto é que a pessoa já pagou de IVA (ou se está isenta) e quanto é que já entregou ao Estado em retenções de IRS (ou se está isenta). Os contribuintes, ao consultarem os gráficos com as estatísticas sobre o valor dos rendimentos e das despesas afetas à atividade profissional, podem selecionar um período temporal para visualizar a informação, escreve a publicação, adiantando que quem tem mais do que um código de atividade (CAE) pode ver quanto é que já faturou em cada uma dessas áreas, porque é possível consultar o rendimento por CAE e/ou pelo código CIRS (tabela de atividades do artigo 151.º do código do IRS).
Tal como sucede no Portal das Finanças, a app permite emitir faturas, faturas-recibos, recibos, e percorrer a lista dos que já foram emitidos, fazendo a pesquisa pelo NIF da pessoa ou da empresa adquirente, ou pelo número do documento.
Por: Idealista