Para que a memória das mãos não seja esquecida e a herança imaterial não se perca, a Junta de Freguesia de Odeleite, em colaboração com a Associação Social da Freguesia de Odeleite,

desenvolve a 2ª edição de workshops sobre os «Sabores & Saberes de Odeleite«, que arranca já este domingo, dia 3 de novembro, e se debruça sobre a doçaria desta época - «Figos Cheios e Estrelas».

workshop, que arranca pelas 10h30, acontece na Casa de Odeleite, juntamente com o «Mercadinho na Aldeia», onde se encontra artesanato, doces regionais, queijo de cabra artesanal, compotas artesanais, produtos hortícolas e muitas outros produtos locais, numa iniciativa que pretende valorizar este território e os seus recursos endógenos e estimular a comercialização dos mesmos.

No concelho de Castro Marim, as artes e ofícios são ricas e variadas, mas é cada vez mais difícil encontrar quem viva destes mesteres e transmita os segredos da tradição. Foi precisamente com o objetivo de contrariar esta tendência e de reforçar a identidade local que nasceu a iniciativa dos «Sabores & Saberes de Odeleite», que quer também que levar os interessados para as aldeias e montes de onde os mesteres são «originais», promovendo um contacto com as gentes da serra e os seus modos de estar e de viver.

A pensar no Natal, o 2º workshop, também na Casa de Odeleite, oferece a oportunidade de aprender a confeção dos doces típicos desta época, das filhoses às empanadilhas e muitas outras iguarias.

Por: CM Castro Maim